Após mais de quatro meses de paralisação por conta da pandemia do coronavírus, o Paulistão 2020 será retomado nesta quarta-feira (22), às 16h30, quando a Ferroviária enfrentará o Ituano no Estádio do Canindé, em São Paulo, em confronto que abre a 11ª rodada.
A partida será realizada no estádio da Portuguesa pelo fato de o Governo do Estado de São Paulo liberar jogos de futebol apenas nos municípios integrantes da chamada fase amarela do Plano São Paulo, ou seja, em municípios onde a situação do covid-19 está mais controlada, o que ainda não é o caso de Itu, que seria a sede inicial do confronto.
Além disso, a Federação Paulista de Futebol emitiu um Protocolo de Retomada do Futebol, onde institui uma série de exigências que visam a contenção do vírus no ambiente esportivo (clique aqui para ler). Ainda sobre a pandemia, a Ferroviária divulgou nesta terça-feira (21) uma nota oficial que afirma que uma nova etapa de exames foi realizada e nenhum cao de covid-19 foi constatado no elenco.
O time viajou ontem para São Paulo e o técnico Dado Cavalcanti só divulgará sua escalação momentos antes da partida.
Situação na tabela
A competição estadual foi suspensa após o término de sua 10ª rodada e naquele momento o time araraquarense somava 11 pontos (duas vitórias, cinco empates e três derrotas), campanha que o colocava na lanterna do Grupo D, com um gol a menos que o Corinthians, terceiro colocado com a mesma pontuação. Dentro da zona de classificação para a segunda fase estão o já classificado Red Bull Bragantino, com 17 pontos, e o Guarani, com 16.
Na classificação geral, que definirá os dois rebaixados para a Série A2 de 2021, a Locomotiva ocupa a 11ª colocação entre os 16 participantes, porém com apenas três pontos a mais que o Botafogo, primeiro time na zona de rebaixamento. Assim, o time grená precisa da vitória para afastar o risco de descenso. Entretanto, um empate pode salvar a equipe araraquarense nesta rodada caso o Botafogo perca para o Guarani e a Ponte Preta seja derrotada pelo Novorizontino. O time araraquarense também possui chances remotas de classificação, que podem ficar mais claras após a realização dessa rodada.
Reformulação
Muita coisa mudou desde a última partida da Ferroviária, que foi o empate sem gols com o Novorizontino na Fonte Luminosa. O técnico Sérgio Soares foi demitido e substituído por Dado Cavalcanti, vindo do time sub-23 do Bahia. No elenco, nove atletas deixaram o clube. Além do meia Claudinho, negociado com o Cruzeiro, outros tiveram contratos encerrados, como o zagueiro Carlão, o lateral esquerdo Euller, os volantes Pablo e Mazinho, o meia Patrick Brey e os atacantes Henan e Caio Rangel.
Por outro lado, a diretoria se movimentou nos bastidores e promoveu a contratação dos zagueiros Anderson Salles (Bhayangkara/Indonésia), Fabão (Criciúma) e Matheus Salustiano (São Caetano), dos meio-campistas Dener (Sertãozinho), Dudu Vieira (Santo André) e Salomão (Águia Negra), e dos atacantes Felipe Sampaio (Fluminense), Bruno Mezenga (Prachuap FC/Tailândia) e Will Viana (Santo André). Vale salientar que os atletas que vieram de clubes paulistas não poderão ser utilizados no estadual. Outros reforços foram os retornos de jogadores que estavam emprestados, como é o caso do lateral esquerdo Arthur (Gil Vicente de Portugal) e do atacante Felipe Estrella (Roma da Itália).
Mesmo com tantas transações, a base do time se manteve com o goleiro Saulo, os laterais Lucas Mendes e Bruno Recife, o zagueiro Max, os meio-campistas Higor Meritão, Tony, Léo Artur, Fellipe Mateus e os atacantes Higor e Felipe Ferreira (que terminará o Paulista antes de ir para o Cuiabá-MT).
O adversário
O Ituano se encontra na última colocação do Grupo C, somando 10 pontos, e vê o jogo desta quarta como um confronto direto para se afastar da parte de baixo da tabela. A partida será especial para o Galo de Itu, já que marcará seu 500º jogo na elite estadual.
O time também perdeu peças importantes durante a pandemia, já que deixaram o clube o zagueiro Ricardo Silva, o lateral Jonas e os atacantes Minho, Keké, Yago e Gui Mendes. Apesar disso, o técnico Vinícius Bergantin ensaiou uma equipe com atletas que já estavam no clube antes da paralisação.
Próximo jogo
Após a partida desta quarta, a Ferroviária permanecerá em São Paulo e voltará a campo no domingo (26), às 16 horas, quando encerrará a primeira fase do Paulistão em confronto contra a Inter de Limeira no Estádio do Morumbi. Isso porque Araraquara se encontra na fase laranja e também não está apta a receber o jogo.
Confira abaixo a ficha técnica, próximos jogos e tabela de classificação. Clique aqui para conferir o retrospecto do confronto.
FICHA TÉCNICA
ITUANO x FERROVIÁRIA
Local: Estádio do Canindé, São Paulo;
Data/Horário: Quarta-feira, 22 de julho, 16h30;
Arbitragem: Douglas Marques das Flores, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Alberto Poletto Masseira;
ITUANO – Pegorari; Pacheco, Sueliton, Leo Rigo e Breno Lopes; Baralhas, Corrêa e Serrato; Guilherme, Luisinho e Luiz Paulo. Técnico: Vinícius Bergantin;
FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Mendes, Max, Anderson Salles (Patrick) e Bruno Recife; Higor Meritão, Tony e Léo Artur (Fellipe Mateus); Hygor, Felipe Ferreira e Bruno Mezenga (Felipe Estrella). Técnico: Dado Cavalcanti.
JOGOS DA 11ª RODADA
Quarta, 22 de julho
16h30 – Ituano x Ferroviária – Canindé (Sportv/PPV)
19h15 – Ponte Preta x Novorizontino – Arena Barueri (Sportv/PPV)
19h15 – Santos x Santo André – Vila Belmiro (PPV)
21h30 – Corinthians x Palmeiras – Arena Corinthians (Globo/Sportv/PPV)
Quinta, 23 de julho
15h – Água Santa x Mirassol – Arena Inamar (Sportv/PPV)
17h30 – Inter de Limeira x Oeste – Arena Corinthians (Sportv/PPV)
20h – Botafogo x Guarani – 1º de Maio (Sportv/PPV)
20h – São Paulo x Red Bull Bragantino – Morumbi (PPV)
JOGOS DA 12ª RODADA
Domingo, 26 de julho – 16h
Red Bull Bragantino x Botafogo – Prefeito José Liberatti
Ferroviária x Inter de Limeira – Morumbi
Guarani x São Paulo – Vila Belmiro
Mirassol x Ponte Preta – 1º de Maio
Novorizontino x Santos – Arena Corinthians
Oeste x Corinthians – Arena Barueri
Palmeiras x Água Santa – Allianz Parque
Santo André x Ituano – Canindé
CLASSIFICAÇÃO
GRUPO A
1º) Santos – 15 pontos (4V, 2SG)
2º) Oeste – 10 pontos (3V, -13SG)
4º) Água Santa – 10 pontos (2V, -7SG)
3º) Ponte Preta – 7 pontos (2V, -5SG)
GRUPO B
1º) Santo André – 19 pontos (6V, 3SG)
2º) Palmeiras – 19 pontos (5V, 11SG)
3º) Novorizontino – 16 pontos (3V, 5SG)
4º) Botafogo – 8 pontos (2V, -14SG)
GRUPO C
1º) São Paulo – 18 pontos (5V, 7SG)
2º) Mirassol – 16 pontos (4V, 6SG)
3º) Inter de Limeira – 11 pontos (3V, -6SG)
4º) Ituano – 10 pontos (2V, -5SG)
GRUPO D
1º) Red Bull Bragantino – 17 pontos (5V, 6SG)
2º) Guarani – 16 pontos (4V, 6SG)
3º) Corinthians – 11 pontos (2V, 2SG)
4º) Ferroviária – 11 pontos (2V, 2SG)
• Zona de classificação para as quartas de final
• Zona de rebaixamento para a Série A2 de 2021
JOGOS DA FERROVIÁRIA
Quinta-feira, 23 de janeiro, 16h30
Ferroviária 1 x 1 Mirassol
Domingo, 26 de janeiro, 19h
Santo André 2 x 1 Ferroviária
Quarta-feira, 29 de janeiro, 21h30
Ferroviária 1 x 2 São Paulo
Sábado, 1º de fevereiro, 17h
Oeste 1 x 5 Ferroviária
Sábado, 8 de fevereiro, 15h
Água Santa 1 x 0 Ferroviária
Domingo, 16 de fevereiro, 19h
Ferroviária 0 x 0 Santos
Sábado, 22 de fevereiro, 19h
Ponte Preta 1 x 1 Ferroviária
Domingo, 1º de março, 16h
Ferroviária 1 x 0 Botafogo
Sábado, 7 de março, 16h
Palmeiras 1 x 1 Ferroviária
Sábado, 14 de março, 16h30
Ferroviária 0 x 0 Novorizontino
Quarta-feira, 22 de julho, 16h30
Ituano x Ferroviária
Domingo, 26 de julho, 16h
Ferroviária x Inter de Limeira