Faleceu neste sábado (15), aos 77 anos de idade, o ex-jogador de futebol José Luiz dos Santos, o Zé Luiz, que defendeu a Ferroviária entre 1968 e 1974 e é considerado um dos principais nomes da história do clube por integrar o time que marcou época ao conquistar o bicampeonato do interior em 1968 e 1969.
Zé Luiz nasceu no dia 20 de setembro de 1945 em São José dos Campos-SP, onde começou a brilhar no futebol amador. Atuava como ponta direita e foi descoberto pelo Corinthians, que o levou, mas jogou pouco pelo clube alvinegro, que o emprestou ao XV de Piracicaba, onde ficou três meses. Foi emprestado ao São José, clube que defendeu por três anos antes de vir para a Ferroviária.
Na Locomotiva, teve uma passagem memorável, que fez o clube rejeitar propostas dos grandes do Rio de Janeiro e São Paulo e até do exterior. Participou de campanhas marcantes do time no Paulistão e de excursões para o exterior. Segundo um levantamento do historiador Vicente Henrique Baroffaldi (in memorian), ele marcou 29 gols em jogos oficiais com a camisa grená. Ele passou ainda pelo futebol da Arábia Saudita e também jogou por Comercial de Ribeirão Preto, Mixto de Cuiabá e Juventus de São Paulo. Após pendurar as chuteiras, trabalhou como metalúrgico.
Atualmente, Zé Luiz residia em sua cidade natal, São José dos Campos, onde seu corpo foi velado e sepultado neste domingo (16) no Cemitério Municipal Padre Rodolfo Komorek.
Foto: Tetê Viviani