Após amargar o rebaixamento no Paulistão, a Ferroviária realiza sua preparação voltada para a disputa da edição 2023 do Campeonato Brasileiro da Série D, competição que conta com 64 participantes e disponibiliza quatro vagas de acesso à terceira divisão nacional.
Sob comando do técnico Elano Blumer, o time treina no CT do Pinheirinho para a competição que terá início no dia 6 de maio. As datas dos jogos ainda não foram definidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), porém a tabela aponta que a estreia do time grená será contra o Operário-MS no Estádio da Fonte Luminosa.
A Locomotiva integra o Grupo A7, que conta ainda com XV de Piracicaba-SP, Inter de Limeira-SP, Maringá-PR, FC Cascavel-PR, CRAC-GO, Operário-MS, Patrocinense-MG.
Na primeira fase, os clubes jogarão em turno e returno dentro de cada grupo. Os quatro times melhores colocados de cada chave se classificarão para a segunda fase, que terá 32 clubes e passa a ser disputada no sistema de mata-mata, em jogos de ida e volta.
No elenco para a Série D estão alguns jogadores que disputaram o Paulistão, entre eles o goleiro Saulo, um dos destaques do time no estadual. O zagueiro Ronaldo Alves, os volantes Pablo, Xavier e Thomaz e o atacante Antonio são alguns dos atletas que foram titulares em algum momento e que seguem no elenco, que deve ter reforços anunciados nos próximos dias, como o zagueiro João Paulo (ex-Inter de Limeira). O atacante Julio Vitor retornou de empréstimo do Santo André e também já treina com o grupo.
Entre os nomes cotados para reforçar o clube estão os de Alysson Dutra (lateral-esquerdo, ex-Rio Claro), Judá (volante, ex-Portuguesa Santista) e Felipinho (meia, ex-Velo Clube).