A Ferroviária tem menos de uma semana de preparação para seu primeiro compromisso na retomada do futebol. O técnico Dado Cavalcanti tenta acertar os detalhes para a partida da próxima quarta-feira (22), às 16h30, contra o Ituano no Estádio do Canindé, em São Paulo, pela penúltima rodada da primeira fase do Paulistão 2020.
Após quatro meses de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, a competição teve sua tabela da reta final divulgada nesta quinta-feira (16) e todos os jogos não contarão com a presença do público. O treinador afeano explicou que o tempo de preparação foi curto, porém destaca que essa é uma dificuldade que afeta todos os times do estadual.
"As dificuldades são inerentes para todas as equipes que estão disputando o Campeonato Paulista. Eu acredito que todas elas estão sofrendo muito com a falta de tempo para chegar aos objetivos finais de preparação. É um caso totalmente diferente de férias. O isolamento social trouxe prejuízos extremamente ruins para o corpo e para o organismo dos atletas. Os jogadores de férias normalmente disputam algumas peladas de final de ano, fazem algumas atividades fora de casa, frequentam academia. A pandemia nos trouxe outra realidade, onde os atletas ficaram em casa, engordando e perdendo massa muscular. Na verdade é isso que tentamos reaver no processo inicial de treinamento", explicou Cavalcanti.
O treinador salienta que a prioridade inicial foi a recuperação física dos jogadores. "Investimos muito tempo com segurança nos ganhos físicos desses atletas, porque quanto mais condicionado, menor o risco de lesão. E só agora, nessa reta final, conseguimos unir um pouco o grupo e estamos voltando a trabalhar um pouco mais a parte organizacional e a parte tática", destacou o comandante.
Apesar de ver o time longe do ideal, Dado Cavalcanti mostra otimismo para a retomada da temporada. "Acredito que as equipes terão as mesmas dificuldades, vai faltar muita coisa para esse recomeço na parte tática, embora eu esteja muito animado por tudo o que estamos fazendo aqui hoje. Estamos em um degrau bacana e está havendo um entendimento no treino. Acho que a gente já conseguiu reproduzir algumas coisas que coloquei para os atletas e a minha expectativa é fazer com que a equipe seja extremamente organizada e competitiva, mesmo sabendo que vai faltar algumas coisas para a sequência do ano", completou.