A Ferroviária está classificada para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D de 2023. Para isso, a Locomotiva venceu o Operário-MS por 1 a 0 no início da noite deste sábado (22) no Estádio Sotero Zarate, em Sidrolândia-MS e ainda contou com uma combinação de resultados que a colocou entre os quatro primeiros colocados do Grupo A7. Batista marcou o único gol do jogo nos acréscimos do primeiro tempo.
A classificação só foi possível graças a outros resultados do Grupo A7: o Crac-GO perdeu em casa para o Cascavel-PR por 2 a 1; o Maringá-PR venceu o XV de Piracicaba por 3 a 2 em casa; e a Inter de Limeira bateu o Patrocinense-MG por 1 a 0.
A classificação final da chave terminou com o G4 formado por Patrocinense-MG (24), Maringá-PR (24), Inter de Limeira (22) e Ferroviária (20). Fora da zona de classificação ficaram Crac-GO (19), XV de Piracicaba (17), Cascavel-PR (14) e Operário-MS (8).
Na próxima fase, a Ferroviária terá pela frente o Hercílio Luz, de Santa Catarina, que foi o líder do Grupo A8 com 29 pontos (oito vitórias, cinco empates e uma derrota, com 21 gols feitos e 10 sofridos). A classificação será decidida em jogos de ida e volta, com o primeiro jogo na Fonte Luminosa e o segundo na cidade de Tubarão-SC. A CBF divulgará em breve a tabela com as datas e horários.
O jogo
A Ferroviária chegou a estufar a rede aos 16 minutos com Vítor Barreto, mas o árbitro anulou o lance. Aos 32, Lucas Rodrigues bateu falta com efeito e obrigou o goleiro Samuel a se esticar para espalmar para fora. Aos 42, em nova cobrança de falta, Lucas Rodrigues acertou a trave direita do goleiro Samuel.
Aos 45, Vítor Barreto fez o lançamento na área e Marcos Nunes ajeitou de peito para Batista, que finalizou rasteiro da entrada da área para estufar a rede: 1 a 0!
No segundo tempo, a Ferroviária parecia ter o controle do jogo e ainda contou com a expulsão de Abuda, que deixou o Operário com um jogador a menos.
O time da casa quase chegou ao empate aos 23, quando Johny recebeu passe nas costas da zaga, mas foi travado no momento da finalização. A Locomotiva voltou a assustar aos 26, quando Paulinho Santos lançou Vítor Barreto, que bateu de fora da área e a bola passou perto do gol. Nos últimos minutos, a Ferroviária administrou sua vantagem para consolidar a vitória e a classificação.
FICHA TÉCNICA
OPERÁRIO-MS 0 x 1 FERROVIÁRIA
Local: Estádio Sotero Zarate, em Sidrolândia (MS);
Data/Horário: Sabado, 22 de julho, 18h;
Arbitragem: Tarcísio Nascimento Matos (TO), auxiliado por Diego dos Santos Ruberdo (MS) e Cícero Alessandro de Souza (MS);
Cartões amarelos: Abuda e Júnior Ramos (Operário); Paulinho Santos, Lucas Rodrigues e Chico Bala (Ferroviária);
Cartão vermelho: Abuda (Operário);
Gol: Batista (45′ do 1T) para a Ferroviária;
OPERÁRIO – Samuel; Travassos, Felipe (Jadson Sergipano, depois Bruno Dip), Andrei Alba e Hugo Leonardo; Júnior Ramos (Firmino Coruja), Gean, Fernandinho e Abuda; Tiziu (Caiki) e Johnny (Juninho). Técnico: Leocir Dall’Astra.
FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Rodrigues (Vitor Ricardo), Ronaldo Alves, Alysson Dutra (Mailson)e Chico Bala; Pablo Gabriel, Paulinho Santos (Xavier) e Marcos Nunes (Rafael Luiz); Batista (Thomaz), Vitor Barreto e Pilar. Técnico: Alexandre Lopes.