InícioEsporteFerroviária vence e encaminha vaga para a final

Ferroviária vence e encaminha vaga para a final

Locomotiva vence a Portuguesa por 2 a 0 e abre boa vantagem na semifinal da Copa Paulista

Com a melhor campanha do torneio, a Ferroviária foi até São Paulo e confirmou o favoritismo ao bater a Portuguesa por 2 a 0, em pleno Estádio do Canindé. Os gols da Ferrinha foram marcados por Léo Castro e Marco Damasceno, ambos no primeiro tempo.

Ainda na primeira etapa, o goleiro Tadeu defendeu cobrança de pênalti de Guilherme Queiroz, quando a equipe de Araraquara já possuía a vantagem de dois gols ao seu favor.

Com a vitória, a Ferroviária pode até perder por um gol de diferença que garante vaga na final do torneio. Caso a Lusa consiga vencer por dois gols de diferença, a decisão irá para as cobranças de pênalti.

As equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado (11), às 19h, na Fonte Luminosa.

 

O JOGO

Os primeiros minutos de partida mostraram as equipes se estudando, mas com maior posse de bola para a Portuguesa. A equipe da capital buscava o campo de ataque, mas sem perigo para a defesa da Ferroviária.

A Lusa tentou, mas aos 13 minutos, a Locomotiva inaugurou o placar no Canindé. Em seu primeiro ataque, Élvis recebeu a bola pelo meio e rolou para Alisson. O lateral-direito fintou o marcador e achou Léo Castro, dentro da pequena área, que tocou por baixo de João Lopes para fazer 1 a 0 para o time de Araraquara.

Com a vantagem, o time da capital saia mais para o seu campo de ataque e buscava o empate. Aos 18 minutos, Guilherme Queiroz chutou forte de fora da área e obrigou Tadeu a fazer a defesa em dois tempos.

Já aos 20 minutos, em cobrança de falta, Fernandinho arriscou chute direto e o goleiro grená trabalhou mais uma vez, espalmando a bola para longe da área.

Três minutos depois, lance polêmico da partida. Em nova falta para a Portuguesa, Fernandinho levanta a bola para a grande área e o zagueiro Marcão, em posição legal, completou para o gol. O assistente Vladimir Nunes da Silva marcou impedimento, gerando revolta para os jogadores e comissão técnica do time lusitano.

Percebendo a pressão, o time de PC Oliveira tentava sair mais para o campo de ataque. Aos 28 minutos, a Ferrinha fez pressão na saída de bola e Willian Favoni recuperou-a. O volante arriscou de longe, mas sem muito perigo para a meta de João Lopes.

Porém, a Portuguesa deu o troco. Aos 30 minutos, Jonatas Paulista avançou com a bola e, livre de marcação, acertou belo chute de fora da área, obrigando Tadeu a fazer bela defesa, colocando para escanteio.

A Ferroviária igualou o jogo e buscou o campo de ataque. Aos 35 minutos, em lance discutível, Íkaro foi lançado dentro da grande área e foi derrubado por Marcão. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Marco Damasceno chutou no meio do gol, deslocando João Lopes, que pulou no canto esquerdo. 2 a 0.

A reação da Lusa poderia vir aos 37 minutos em mais um lance discutível. Em bola levantada na área da Ferroviária, Daniel Vançan se chocou com Guilherme Queiroz e o árbitro Flávio Rodrigues de Souza marcou mais um pênalti na partida. Na cobrança, Guilherme Queiroz bateu rasteiro, no canto direito, mas Tadeu conseguiu defender um chute forte do artilheiro da Portuguesa na Copa Paulista.

Sentindo o golpe, a Ferroviária foi predominante no final da primeira etapa, alavancando uma boa vantagem para o intervalo.

A segunda etapa começou como todos esperavam. Precisando correr atrás do prejuízo, a Portuguesa mexeu no intervalo e voltou em busca do gol para reverter a situação confortável criada pela Ferroviária.

Apesar disso, a equipe da capital não criou chances reais de gol, brecando na defesa grená, que se mostrava bem postada e atenta aos avanços do ataque adversário.

O principal lance de perigo foi criado apenas aos 16 minutos. Em cobrança de falta do lado direito, Altemar cruzou para a grande área, a bola passou por toda a defesa e Tadeu, no reflexo, colocou a bola para escanteio, deixando o torcedor lusitano ainda com esperanças de reverter o placar.

Dez minutos depois, a Portuguesa quase marca o primeiro. Em saída de bola do campo de defesa grená, Danilo Sacramento errou passe a bola sobrou para Jonatas Paulista. O volante arriscou de fora da área e a bola passou tirando tinta da trave, sem chances para Tadeu.

A Ferroviária tentava buscar os contra-ataques, mas sem sucesso, e tentava segurar a pressão do time da casa. Aos 31 minutos, Luizinho lançou Paulo Fernando, dentro da área, que chutou, mas parou na marcação de Élton, colocando para escanteio.

Aos 35 minutos, mais pressão da Lusa. Após cruzamento da área, Guilherme Queiroz desvia bola de cabeça e sobra para Pereira, que também testou para o gol, mas obrigou Tadeu a fazer mais uma grande defesa, afastando o perigo da área.

A Portuguesa parecia não desistir e queria a todo custo descontar o placar. Aos 41 minutos, Luizinho fez grande jogada da grande área, se livrou de dois marcadores e chutou. Tadeu espalmou e a bola sobrou para Fernandinho, mas finalizou mal, ficando fácil para defesa do arqueiro grená.

O primeiro contra-ataque grená surgiu aos 46 minutos. Hygor foi lançado no campo de ataque, ganhando na corrida de Marcão. O atacante grená fuzilou na entrada da área e parou em João Lopes, que colocou a bola para escanteio. (Texto: Rafael Zocco).

 

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA 0 x 2 FERROVIÁRIA
Local:
Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte, Canindé – São Paulo
Data/Horário: Sábado, 4 de novembro, 17h
Público: 3.896 pagantes
Renda: R$ 26.590,00
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Evandro de Melo Lima e Vladimir Nunes da Silva
Cartão amarelo: Íkaro (Ferroviária)
Gols: Léo Castro (aos 13’ do 1T), Marco Damasceno (aos 35’do 1T)

PORTUGUESA: João Lopes; Paulo Fernando, Gabriel Santos, Marcão e Altemar; Jonatas Paulista, Vinícius (Dedé), Maicon (Pereira) e Fernandinho; Guilherme Queiroz e Romarinho (Luizinho). Técnico: PC Gusmão.

FERROVIÁRIA: Tadeu; Alisson, Élton, Luan e Daniel Vançan; Willian Favoni, Íkaro (Danilo Sacramento), Hygor e Évis; Léo Castro (Patrick) e Marco Damasceno (Felipe Ferreira). Técnico: PC de Oliveira.

 

Sair da versão mobile