A Ferroviária saiu na frente nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D de 2023 ao vencer o Anápolis-GO por 1 a 0 no início da noite deste sábado (12) no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara. O time grená teve dois heróis na partida: o goleiro Saulo, que defendeu uma cobrança de pênalti no primeiro tempo, e o volante Paulinho Santos, que marcou o gol de cabeça na etapa complementar.
O jogo de volta está marcado para o dia 20, domingo, às 16 horas, ainda sem local definido, já que o Estádio Jonas Duarte, em Anápolis-GO, passa por um processo de manutenção do gramado após receber um evento que marcou o aniversário da cidade. Caso não esteja em condições, o clube mandará seu jogo no Estádio Olímpico de Goiânia-GO.
A Locomotiva tem a vantagem do empate na partida de volta. Vale destacar que, caso as duas equipes tenham o mesmo número de gols após as duas partidas, a vaga para as quartas de final será decidida nos pênaltis.
O jogo
A primeira oportunidade clara de gol foi da Ferroviária logo aos 2 minutos, quando Pilar ganhou dividida pelo lado direito da área, cortou para o meio e encheu o pé para exigir uma boa defesa do goleiro Wellerson.
Aos 12 minutos, Ronaldo Alves dividiu com Douglas dentro da área, tocou a mão na bola e o árbitro assinalou o pênalti para o Anápolis. Stefano foi para a cobrança e parou no goleiro afeano Saulo, que fez a defesa com a perna direita. Na cobrança do escanteio, Laion bateu fechado e exigiu outra grande defesa do goleiro afeano, que evitou o gol olímpico.
Os dois times voltaram do intervalo com a mesma formação, mas aos 10 minutos, o Anápolis ficou com um jogador a menos quando Douglas levantou o pé para acertar Ronaldo Alves em uma disputa de bola e levou o cartão vermelho após o árbitro consultar o VAR.
Aos 12 minutos, a Locomotiva abriu o placar quando Ronaldo Alves recebeu pelo lado direito e fez o cruzamento na área para Paulinho Santos, que subiu mais que a zaga e cabeceou no lado direito do goleiro para estufar a rede: 1 a 0!
Aos 27, a Locomotiva quase chegou a o gol quando Mailson aproveitou cobrança de escanteio e desviou para o gol, mas a bola bateu na defesa e foi para fora. A Ferroviária aproveitou a superioridade numérica para pressionar durante todo o restante da partida, porém o time visitante conseguiu se fechar para não sofrer mais gols e a partida terminou em 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 1 x 0 ANÁPOLIS-GO
Local: Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara;
Data/Horário: Sábado, 12 de agosto de 2023, 17h;
Arbitragem: Paulo Henrique de Melo Salmazio, auxiliado por Cícero Alessandro de Souza e Luiz Fernando Viegas Colete; Guilherme Francisco Maciel da Silva e Rosário (4ª árbitro); Gilberto Rodrigues Castro Júnior (VAR);
Público: 2.320,00 pessoas;
Renda: 21.080,00;
Cartões amarelos: Vítor Barreto (Ferroviária); Douglas (Anápolis);
Gols: Paulinho Santos (12′ do 2T) para a Ferroviária;
FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, Mailson e Vitor Ricardo; Pablo Gabriel, Judá Aguiar (Rafael Luiz) e Paulinho Santos; Vítor Barreto (Henry), Antonio Gabriel (Marcos Nunes) e Pilar (Batista). Técnico: Alexandre Lopes;
ANÁPOLIS – Wellerson, Vitinho, Marcelo Xavier, Tibúrcio e Jhonathan Moc; Vinícius, Douglas, Paulinho (Bruninho) e Stefano (Renan); Alison (Wandinho) e Laion (Vitor Hugo). Técnico: Luís Carlos Winck.
Fotos: Tiago Pavini/Ferroviária