No final da tarde deste sábado (18), a Ferroviária conquistou três pontos importantes na luta pela classificação para a próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série D de 2019. O time araraquarense superou o Maringá-PR por 2 a 0 no Estádio Willie Davids, na cidade paranaense de Maringá. Os gols foram marcados um em cada tempo da partida, por Caíque e Raphael Luz.
Com o resultado, a Locomotiva assumiu a liderança no Grupo A17 com 6 pontos, à frente de Avenida-RS (4), Maringá-PR (2) e Joinville-SC (1). A terceira rodada será encerrada neste domingo (19) com o jogo entre Avenida-RS e Joinville-SC no Rio Grande do Sul. Avançarão à segunda fase os líderes de cada um dos 17 grupos, além dos 15 melhores segundos colocados.
A Ferroviária fará agora dois jogos seguidos diante de sua torcida na Fonte Luminosa. O primeiro será justamente contra o Maringá em jogo marcado para o dia 25 de maio, sábado, às 18 horas. Na rodada seguinte, também em Araraquara, o adversário será o Avenida no dia 1º de junho, sábado, também às 18 horas. A primeira fase será encerrada no dia 9 de junho, um domingo, às 18 horas, quando a Ferroviária visitará o Joinville em Santa Catarina.
O jogo
A partida começou e logo no primeiro lance a Ferroviária abriu o placar quando Raphael Luz ligou um contra-ataque e acionou Jorge Eduardo, que cruzou para Caíque, livre na pequena área, cabecear no canto, sem chances para o goleiro: 1 a 0!
Aos 20, após boa triangulação do ataque afeano, Jorge Eduardo ficou em boa situação para finalizar, mas preferiu passar a bola para Léo Castro, que parou na intervenção do zagueiro.
As equipes voltaram para o segundo tempo e, assim como no primeiro, o gol saiu logo no início. Aos 7 minutos, em jogada pela direita, Dedê Costa passou para Léo Castro, que foi até a linha de fundo e bateu, o goleiro defendeu, mas no rebote Raphael Luz apareceu para estufar a rede: 2 a 0!
O Maringá partiu para o tudo ou nada e, aos 11, André Lima arriscou de longe e obrigou o goleiro Gabriel Leite a fazer uma grande defesa. A equipe da casa não conseguia criar chances claras de gol, o que facilitava a administração da vantagem por parte dos afeanos.No último lance de perigo do jogo, aos 47, a Ferroviária quase fez o terceiro com um chute de longe de Clayton, que parou em uma grande defesa do goleiro André Feline, que saltou para espalmar.
FICHA TÉCNICA
MARINGÁ 0 x 2 FERROVIÁRIA
Local: Estádio Willie Davids, em Maringá-PR;
Data/Horário: Sábado, 18 de maio, 17h;
Arbitragem: Christiano Gayo Nascimento-DF, auxiliado por Marconi de Souza Gonçalo-DF e Renato Gomes Tolentino-DF;
Público: 454 pagantes / 506 total;
Renda: R$ 5.355,00;
Cartões amarelos: Nem, Jean Neves e Wilian Simões (Maringá); Caíque, Dedê Costa e Bruno Morais (Ferroviária);
Gols: Caíque (1’ do 1T) e Raphael Luz (7’ do 2T) para a Ferroviária;
MARINGÁ – André Ferlini, João Carlos, Arthur, Marcelo Xavier e Wilian Simões; Jean Neves, Nem e Everton (Júnior Prego); Orobó (Matheus Rodrigues), Welton Paraguá (Rogerinho) e André Lima. Técnico: Sandro Forner;
FERROVIÁRIA – Gabriel Leite; Alisson, Luís Gustavo, Luís Felipe e Arthur; Daniel (Bruno Morais), Caíque (Clayton) e Raphael Luz (Íkaro); Jorge Eduardo, Dedê Costa e Léo Castro. Técnico: Vinicius Munhoz.