A Ferroviária fez a lição de casa na tarde deste sábado (3) ao vencer o Águia Negra-MS por 7 a 0 no Estádio da Fonte Luminosa, em confronto válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. Guilherme Bala marcou dois gols no placar que contou ainda com gols de Gleyson, Bernardo, Léo Castro, Júlio Vitor e Alisson Taddei.
Com sua quarta vitória consecutiva na competição nacional, a Locomotiva do técnico Elano Blumer chegou aos 12 pontos e segue na liderança isolada do Grupo A6. Na sequência aparecem Boa Esporte-MG (10), Caldense-MG (7), Uberlândia-MG (7), Rio Branco de Venda Nova-ES ()5), Águia Negra-MS (4), Rio Branco-ES (2) e Patrocinense-MG (2).
Na próxima rodada, a Ferroviária fará seus segundo jogo seguido em casa e o adversário será o Patrocinense-MG no sábado (10), às 17 horas.
O jogo
O Águia Negra criou a primeira oportunidade do jogo aos 7 minutos com uma finalização de Jhonata, que parou na defesa de Saulo. A Ferroviária respondeu aos 13 com uma boa troca de passes que terminou no arremate da entrada da área de Nando Carandina, mas a bola passou à direita do gol.
A Locomotiva abriu o placar aos 23, quando o Bernardo fez o cruzamento pela direita e Gleyson recebeu na área para concluir de chapa e acertar o canto direito do goleiro: 1 a 0!
O mesmo Gleyson quase marcou um golaço aos 26, quando recebeu a bola na intermediária, percebeu o goleiro adiantado e arriscou o chute por cobertura, que foi para fora. Aos 35, o Água Negra levou perigo com Adriano, que recebeu pelo lado esquerdo da área, bateu rasteiro e parou em uma boa intervenção de Saulo, que espalmou para fora.
Mas a Ferroviária ampliou aos 40 em outra jogada iniciada pelo lateral direito Bernardo, que cruzou na área, a zaga afastou mal e Guilherme Bala pegou a sobra para encher o pé e estufar a rede: 2 a 0!
O segundo tempo começou com outra boa oportunidade da Locomotiva, que quase ampliou com Gleyson. O camisa 9 recebeu em velocidade dentro da área e saiu de frente com o goleiro, que conseguiu fazer a defesa à queima-roupa.
Mas aos 6, a Ferroviária chegou ao terceiro gol quando Bernardo avançou em direção à area e viu o zagueiro recuperar e recuar a bola para o goleiro Rodrigo Calchi. O afeano não desitiu da jogada, dividiu com o goleiro e viu a bola rebater antes de entrar no canto direito: 3 a 0.
O quarto gol foi marcado aos 18 minutos por Léo Castro, que tinha acabado de entrar. Léo Castro aproveitou vacilo da defesa, saiu sozinho dentro da área e teve tranquilidade para driblar o goleiro e estufar a rede: 4 a 0!
Aos 21, Léo Castro recebeu a bola dentro da área e foi derrubado com um carrinho. O árbitro assinalou o pênalti e o Júlio Vitor foi para a cobrança para acertar o canto direito do goleiro, que não conseguiu chegar na bola: 5 a 0!
Aos 28, a Ferroviária saiu em contra-ataque e o camisa 10 Guilherme Bala invadiu a área pelo lado direito para bater forte e acertar o canto esquerdo do goleiro: 6 a 0!
Aos 37, a equipe araraquarense chegou ao seu sétimo gol quando Alisson Taddei aproveitou uma sobra de bola dentro da área e encontrou espaço no meio da zaga para finalizar no alto. A bola ainda tocou o travessão antes de entrar: 7 a 0!
Regulamento
Na primeira fase da Série D, os 64 clubes são divididos em oito grupo com oito times cada. A Locomotiva integra o Grupo A6 da Série D ao lado de Água Negra-MS, Boa-MG, Patrocinense-MG, Caldense-MG, Rio Branco-ES e Rio Branco de Venda Nova-ES. Dentro de cada chave, todos se enfrentam em turno e returno, totalizando 14 jogos. Os quatro melhores classificados em cada grupo avançam para o mata-mata, que começa com 32 equipes na segunda fase.
Em confrontos eliminatórios com partidas de ida e volta, o chaveamento segue até a grande final, que está marcada para os dias 7 e 14 de novembro. Os quatro clubes que alcançarem as semifinais garantem as vagas para o Campeonato Brasileiro Série C 2022.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 7 x 0 ÁGUIA NEGRA-MS
Data/horário: Sábado, 3 de julho de 2021, às 17 horas;
Local: Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara;
Arbitragem: Tarcísio Flores da Silva, auxiliado por Leandro Matos Feitosa e Robson Ferreira Oliveira;
Cartões amarelos: Souza, Bruno Smith e Adriano (Água Negra);
Gols: Gleyson (23' do 1T), Guilherme Bala (40' do 1T e 28' do 2T), Bernardo (61 do 2T), Léo Castro (18' do 2T) e Júlio Vitor (21' do 2T);
FERROVIÁRIA – Saulo; Bernardo (Vinicius Oliveira), Guilherme Mattis, Bruno Leonardo e Bruno Santos; Léo Rigo, Nando Carandina (Rodrigo Yuri) e PH (Marquinhos); Guilherme Bala, Júlio Vitor (Alisson Tadei) e Gleyson (Léo Castro). Técnico: Elano;
ÁGUIA NEGRA – Rodrigo Calchi, Rafael (Flávio), Jonathas, Cristiano e Souza; Jhonata (Lukaku), Lineker (Janderson), Wilson e Bruno Smith; Adriano e Everton. Técnico: Rubio Alencar.
JOGOS DO PRIMEIRO TURNO
1ª rodada
5 de junho, sábado, 17h
Ferroviária 0 x 3 Uberlândia
2ª rodada
13 de junho, domingo, 16h
Caldense 0 x 1 Ferroviária
3ª rodada
19 de junho, sábado, 17h
Ferroviária 1 x 0 Rio Branco VN
4ª rodada
27 de junho, domingo, 15h
Rio Branco-ES 0 x 3 Ferroviária
5ª rodada
3 de julho, sábado, 17h
Ferroviária 7 x 0 Águia Negra
6ª rodada
10 de julho, sábado, 17h
Ferroviária x Patrocinense
7ª rodada
17 de julho, sábado, 17h
Boa Esporte x Ferroviária
JOGOS DO SEGUNDO TURNO
(Datas e horários a definir)
8ª rodada – 24 ou 25 de julho
Ferroviária x Boa Esporte
9ª rodada – 31 de julho ou 1º de agosto
Patrocinense x Ferroviária
10ª rodada – 7 ou 8 de agosto
Águia Negra x Ferroviária
11ª rodada – 14 ou 15 agosto
Ferroviária x Rio Branco de Vitória
12ª rodada – 21 ou 22 de agosto
Rio Branco VN x Ferroviária
13ª rodada – 28 ou 29 de agosto
Ferroviária x Caldense
14ª rodada – 4 ou 5 de setembro
Uberlândia x Ferroviária