Dez dias de atividades marcaram a edição 24ª do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara. A programação gratuita, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, se encerra neste domingo (29) com diversas atividades na Praça Pedro de Toledo, a partir das 17 horas.
O bate-papo “Semeando em Confluência com outros mundos – Tempo de retomada” abre as atividades as 17h, reunindo Trudruá Dorrico (RO) e Maria Flor Guerreira Txahá Xohã Pataxó , do grupo Comitê Indígena Mineiro (CIM), com mediação de Gilsamara Moura.
Maria Flor – a indígena Pataxó Maria Flor Guerreira – dialoga com o público através das danças,cantos e sagrado. Já Truduá realiza a apresentação poética sobre a obra autoral Tempo de retomada e a relação com Makunaimã e o povo makuxi na contemporaneidade.
O artista do Amazonas, Bruno Souza, às 18h30, apresenta a performance “A última fronteira – Ashaninka” que revive os costumes e mitologia do povo Ashaninka, residente as margens do alto juruá e margem direita do rio envira no Amazonas, e na cordilheira andina do Peru. A pesquisa de resistência e profundidade do povo Ashaninka remonta suas lutas territoriais divididos em ritos e vivências do cotidiano numa perspectiva contemporânea. A performance tem direção e coreografia de Wilson Junior.
Na sequência, as artistas de Araraquara Magda Silva e Sabrina Kelly (do elenco de “Transgressoras”) ministram um Aulão de Forró, esquentando o ritmo da praça! O aulão é uma realização do Grupo Embalanço em parceria com Studio Zambabem.
Para fechar a edição do FIDA 2024, a partir das 20h, tem a Festa de encerramento “Danças e Confluências”, com DJ Sol Negro, uma artista multidisciplinar que, na música, estuda múltiplas linguagens sonoras, indo do funk ao Black, rompendo com as barreiras sonoras com os mais variados ritmos e BPM.
A Praça Pedro de Toledo está localizada na Rua Carlos Gomes, entre as avenidas Portugal e Duque de Caxias, no Centro de Araraquara.
SERVIÇO:
Encerramento do FIDA 2024 – Festival Internacional de Dança de Araraquara
Data: domingo (29 de setembro)
Local: Praça Pedro de Toledo
Programação:
17h: “Semeando em Confluência com outros mundos – Tempo de retomada” com Trudruá Dorrico (RO) e Maria Flor Guerreira Txahá Xohã Pataxó – Grupo: Comitê Indígena Mineiro (CIM) + Mediação: Gilsamara Moura
18h30: Performance “A última fronteira – Ashaninka” com Bruno Souza (AM)
Aulão de Forró com Magda Silva
20h: Festa de encerramento “Danças e Confluências” com DJ Sol Negro
Programação gratuita
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.