InícioCultura+CulturaFIDA apresenta artista do Amazonas nesta quarta com “Cabocla Jurema”

FIDA apresenta artista do Amazonas nesta quarta com “Cabocla Jurema”

Programação também conta com outras atividades que acontecem no IFSP, EMD e Senac Araraquara

“Cabocla Jurema” é o solo do artista Bruno Sousa (AM) que estreia no FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara nesta quarta-feira (25), às 20h, no IFSP Araraquara – Instituto Federal de São Paulo. A programação gratuita, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, apresenta também a Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG) e a conversa “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Flor Guerreira Pataxó (BA).

A Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães, será realizada em dois horários na quarta-feira, em espaços diferentes: das 9h às 11h20 na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) e das 14h às 16h no Senac Araraquara.  

Nesta vivência prática, o dançaterapeuta Clênio Magalhães coloca em prática o conceito de “coreoação”, com propostas criativas para a sustentabilidade do corpo em movimento e lança o livro homônimo – “CoreoAção: propostas criativas para a sustentabilidade do corpo em movimento”. Inscrições abertas por meio do link: https://bit.ly/oficinasfida2024 . Vale destacar que o livro também será lançado no IFSP à noite, às 19 horas.

A conversa “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Flor Guerreira Pataxó e mediação de Douglas Emilio, assistente de direção e curadoria do FIDA 2024, também acontece em dois horários: às 14h e às 20h, ambas atividades no IFSP, com entrada para interessados em geral. A indígena Pataxó Maria Flor Guerreira irá dialogar com o público através das danças, cantos e do sagrado.

Por fim, às 20h no IFSP, Bruno Sousa apresenta o espetáculo “Cabocla Jurema”, sob direção de Wilson Junior, da Instituição Cultural e Educacional Arte Sem Fronteiras. A performance apresenta uma entidade religiosa conhecida como Cabocla Jurema, mãe protetora da natureza e que está associada ao culto das árvores sagradas. A performance/ritual faz considerações sobre o termo “Jurema” através dos movimentos do bailarino Bruno Sousa que se materializam em uma conexão entre os planos materiais e espirituais.

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início, no próprio IFSP, localizado na Rua Dr. Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire.

SERVIÇO:

FIDA 2024 – Festival Internacional de Dança de Araraquara

Data: quarta-feira (25 de setembro)

·         Programação

09h às 11h20: Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 – Vila Xavier)

14h às 16h: Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG)

Local: Senac Araraquara (R. João Gurgel, 1935 – Carmo)

14h às 15h: Conversa “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Florguerreira Pataxó (BA) + Mediação: Douglas Emilio

19h: Lançamento do livro – “CoreoAção: propostas criativas para a sustentabilidade do corpo em movimento”, com Clênio Magalhães (BA/MG)

+ 20h: Espetáculo “Cabocla Jurema”, com Bruno Sousa (AM)

20h: Conversa “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Florguerreira Pataxó (BA) + Mediação: Douglas Emilio

Local: IFSP – Instituto Federal de Araraquara (Rua Dr. Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire)

Programação gratuita

Oficinas – Inscrições abertas: https://bit.ly/oficinasfida2024

Espetáculos – ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação, no local da atividade

Foto: Divulgação

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.

Redação

Sair da versão mobile