A Cia de Sapateado Papapumpá apresenta o espetáculo de sapateado percussivo e de rua “Profeta Gentileza, o Chacrinha das Calçadas” na sexta-feira, dia 29 de abril, às 20h, no Parque Infantil, como parte da programação da Secretaria Municipal de Cultura, em comemoração ao Dia Internacional da Dança. A apresentação faz parte do programa Cultura na Praça.
O espetáculo em reverência a José Datrino, figura popular que viveu no Rio de Janeiro, é parte do projeto vencedor do Proac Editais na categoria dança, do Governo do Estado de São Paulo. Uma premiação inédita na cidade que tem percorrido praças públicas da cidade e da região, levando gratuitamente o espetáculo a centenas de pessoas.
“Estamos cumprindo um total de 22 apresentações por 10 praças da cidade de Araraquara e outras 12 cidades e distritos da região”, diz Renata Crespi, diretora artística da companhia.
O projeto que estreou no dia 9 de abril, faz nesta sexta-feira uma apresentação especial no Parque Infantil e outras três apresentações no sábado, 30 de abril, em Araraquara (14h na Praça Scalamandré Sobrinho, 16h na Igreja Santa Ângela, e 18h na Igreja São Geraldo).
Dani Perez, bailarina e coreógrafa da companhia explica que a força do projeto está no conceito base que propõe “a descentralização do produto cultural, democratização do acesso à cultura e promover a acessibilidade das diversas camadas da população aos produtos culturais independente de condições sociais e financeiras”.
A partir deste conceito surgiu a itinerância por lugares onde não há aparelhos culturais para que o sapateado pudesse ser apreciados por pessoas que – talvez – nunca tivessem acesso direto a esta arte.
“No Assentamento Bela Vista e em Dobrada, por exemplo, senhores e senhoras vinha até nós perguntar o nome da dança”, comenta Dani. “Nem mesmo, ‘sapateado’, era uma palavra que eles conheciam. Parece incrível, mas é uma realidade que estamos encontrando nesta itinerância”, completa.
Com 10 anos de existência, a Cia de Sapateado Papapumpá foi contemplada em 2015 com o edital Proac para a produção de espetáculo inédito e temporada de dança da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Para celebrar este ano de aniversário a companhia se dedica a criar um espetáculo visando ocupar o espaço público por meio da dança, reapresentando para o cidadão a praça pública como espaço de reunião.
A Cia de Sapateado Papapumpá acredita que a figura de Gentileza representa esta possibilidade de ocupação da cidade por meio da arte tendo o próprio espaço urbano como suporte para a performance. O profeta se chamava José Datrino, empresário do ramo de transporte de cargas que em 1961, após o incêndio do “Gran Circus Norte-Americano” em Niterói – a maior tragédia circense da história – teve uma revelação premonitória e espiritual que o levou a abandonar todos os seus bens materiais e se tornar um profeta. Profeta Gentileza, como ficou popularmente conhecido, cunhou a famosa expressão “gentileza gera gentileza”. Além de ser uma figura usualmente vista pelas ruas do Rio de Janeiro pregando com seu estandarte e distribuindo flores, Gentileza marca a paisagem carioca – a partir dos anos 80 – com uma grande intervenção urbana: entre a Rodoviária Novo Rio e o Cemitério do Caju, numa extensão de 1,5 km, Gentileza realiza seus 56 escritos murais sobre pilastras do Viaduto do Gasômetro. Seu objetivo era transformar as pilastras em tábuas de seus ensinamentos como um livro a céu aberto.
O título do projeto é inspirado em um dos muitos “apelidos” que a imprensa carioca deu a José Datrino ao longo de sua vida de profecia. Após ter sido preso no Mato Grosso por estar pregando na ruas sem a bíblia, Gentileza retorna ao Rio de Janeiro e inaugura um novo estilo somando ao seu característico figurino – que já incluía, flores, cataventos, e estandarte – uma cartola. A manchete dos jornais, então, anuncia: O CHACRINHA DAS CALÇADAS. Apelido este que ele gostou, assumiu e que de certa forma sintetiza sua existência como um profeta urbano. Nos últimos anos de sua vida, o Profeta Gentileza havia se instalado em uma cadeira de praia, junto às “pilastras-tábua”, saudando da calçada todos que cruzavam seu caminho.
SERVIÇO
“Profeta Gentileza: o Chacrinha das Calçadas” no Dia Internacional da Dança
Dia 29 de abril, 20h – Parque Infantil
Dia 30 de abril, 14h – Praça Scalamandré Sobrinho
Dia 30 de abril, 16h – Praça da Igreja Santa Ângela
Dia 30 de abril, 18h – Praça da Igreja São Geraldo
Recomendação Etária: livre
Duração: 40 minutos
Todas apresentações são gratuitas
*em caso de chuva a apresentação pode ser cancelada ou ter alteração de local para a segurança e conforto de todos