InícioCultura+CulturaFliSolzinha recebe alunos de escolas municipais na Biblioteca Mário de Andrade

FliSolzinha recebe alunos de escolas municipais na Biblioteca Mário de Andrade

Cia. Capim Limão apresenta "Lendas Fantásticas de Andrade", enquanto Nerita Pio (na foto em destaque) chega com contos e memórias em "Mário, o menino poeta"

A programação da FliSolzinha nesta semana, nos dias 04 e 05 de outubro, recebe estudantes da rede municipal de Educação para os espetáculos que serão apresentados na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. A FliSolzinha é uma extensão da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol e toda a programação é gratuita.

Nesta quarta-feira (04), a Cia. Capim Limão se apresenta às 8h30 e às 14h para estudantes de CERs com idade entre 8 e 10 anos, enquanto na quinta-feira (05) a atriz Nerita Pio é atração às 8h e 14h com jovens da rede municipal de 12 a 14 anos.

Na quarta pela manhã participam 130 estudantes dos: C.E. Aléscio Gonçalves dos Santos, C.E. Fundecitrus e EMEF Olga Ferreira Campos; à tarde mais 130 estudantes participam, oriundos das EMEF do Campo Eugênio Trovatti, C.E. Piaquara e EMEF do Campo Hermínio Pagotto.

Já na quinta-feira, pela manhã, é a vez dos estudantes das: EMEF Waldemar Saffiotti, EMEF Gilda R. M. Souza e EMEF Ruth V. C. L. Cardoso; à tarde participam: EMEF do Campo Maria de Lourdes da Silva Prado, EMEF Henrique Scabello e EMEF do CAIC Eng. Ricardo C. C. Monteiro. Também na quinta, serão totalizados 260 estudantes atendidos.

Quarta-feira 

A Cia. Capim Limão apresenta a contação de história “Lendas Fantásticas de Andrade”. Um passeio, cheio de aventuras, entre a narrativa folclórica, Amazônica, que deu origem ao anti-herói Macunaíma e a poesia, Poema, onde surge a encantadora e perigosa Sereia Iara.

A Cia. Teatral Capim Limão nasceu na cidade de Matão e é formada pelas atrizes: Fernanda Donato e Leila Guerreiro. “Lendas Fantásticas de Andrade” tem Ppesquisa, criação e adaptação de texto de Fernanda Donato, enquanto a direção cênica é de Fernanda Donato e Leila Guerreiro.

Quinta-feira 

A atriz Nerita Pio apresenta “Mário, o menino poeta”. Histórias e Poesias encantam o ser humano desde os primórdios da humanidade, pois se relacionam de uma maneira mágica. Inspirada pela vida e obra de Mário de Andrade, a atriz e contadora de histórias Nerita traz para a cena contos e memórias do menino poeta.

Mário de Andrade foi um grande artista pela forma que pensava e se manifestava em diversos aspectos. O menino poeta brinca com as palavras e, assim como seu herói – ou anti-herói -, marca sua trajetória com simplicidade e expertises.

Nerita Pio nasceu em Araraquara e desde 2005 trabalha na área da educação por meio das histórias e do teatro. Formada no curso Técnico Teatro Senac Araraquara, desenvolve trabalhos cênicos atuando em espetáculos, contações de histórias, mediações de leitura e oficinas literárias.

Festa Literária 

A FliSol 2023 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart – Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, Sincomércio e Academia Araraquarense de Letras.

Além do patrono da FliSol, Ignácio de Loyola Brandão, também será homenageado nesta edição o escritor Mário de Andrade, que dá nome à Biblioteca Municipal de Araraquara e celebra 80 anos neste ano, e o diretor de teatro Zé Celso Martinez Corrêa, patrono da Cultura de Araraquara.

A programação da FliSol já vem realizando o “educativo” sobre Mário de Andrade, para os professores da cidade, com atividades de incentivo à leitura, no período de julho a novembro. Também, a programação prévia – o “Esquenta” da FliSol – acontece em outubro.

Uma estrutura de programação já vem sendo produzida com a programação infantil da FliSolzinha tendo continuidade, com mesas literárias para crianças, jovens e adultos, além da participação de autores de Araraquara e região e de mesas de debates para adultos com nomes que provoquem o público. Também a participação dos alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, com coreografias de Macunaíma, deverá somar ao programa.

Todas as atividades da FliSol são gratuitas. Mais informações sobre o evento poderão ser acompanhadas no site da Prefeitura de Araraquara ou pelas redes sociais da FliSol e pelo site do Instituto Colibri.

Sair da versão mobile