Desde o final de semana, moradores de diversos bairros de Araraquara sofrem com o aumento no número de queimadas urbanas.
Pelas redes sociais, internautas denunciaram ocorrências graves em bairros como o Jardim Santa Júlia e a Vila Xavier – este último concentrou o maior foco de queimada, que prejudicou a qualidade do ar.
Nesta segunda-feira (11), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros trabalham para conter um incêndio que consome terrenos e parte da mata ciliar do córrego do Tanquinho, no Selmi Dei. Pelo menos dois grandes focos de incêndio foram identificados na região, próximo ao setor III do Selmi Dei e no Adalberto Roxo, próximo a Avenida Pablo Picasso.
Pelo menos dois caminhões do Corpo de Bombeiros e um terceiro de uma usina foram deslocados para apagar as chamas.
A Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – informou que equipes monitoram as queimadas e avaliam os danos ambientais. De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a multa para quem mantiver terrenos em condições propícias a ocorrências de queimadas ou for flagrado ateando fogo variam entre 10 e 5 mil unidades fiscais do município.
Denúncias pode ser feitas pelo telefone 0800 774 0440.