Um funcionário da Vigilância Sanitária morreu em decorrência da Covid em Araraquara na terça-feira (18).
Segundo a secretária de saúde, Eliana Honain, o servidor público municipal João Batista dos Santos, de 62 anos, tinha comorbidades e atuava como analista administrativo da Vigilância Sanitária. Ele estava afastado do trabalho desde 4 de junho. No último dia 11 de agosto, procurou serviço médico, foi positivado e internado, preventivamente, por fazer parte do grupo de risco da doença. Há quatro dias, foi transferido para a UTI. Na noite de terça-feira, houve piora do seu quadro clínico e ele veio a óbito.
A vigésima quinta morte é de uma mulher de 52 anos, com comorbidades, que procurou serviço médico ontem e foi positivada por teste rápido. Ela foi internada em seguida, mas evoluiu para óbito horas depois.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Araraquara registrou mais 46 casos de Covid-19 em Araraquara, nesta terça-feira, dia 19. Portanto hoje, são 2.756 casos confirmados. Do total de confirmados, 303 permanecem em quarentena e 2.428 já saíram. Aguardam resultado de exames 345 amostras.
Hoje, 69 pacientes estão internados. Destes, 52 estão em enfermaria – 15 suspeitos e 37 casos confirmados. E 17 pacientes estão internados em UTI – 8 suspeitos e 9 confirmados. Do total de 69 internados, 51 são moradores de Araraquara e 18 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 53% e de leitos de UTI é de 26%.
Todo os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.