O SINTECT (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos) promoveu mais uma manifestação dos funcionários dos Correios na manhã desta quinta-feira (17). O ato aconteceu no centro de Araraquara e reuniu dezenas de trabalhadores da categoria.
Em greve há 1 mês, os funcionários dos Correios protestam contra um corte de mais de 30% na remuneração. Os representantes do sindicato rebateram a informação de que a estatal estaria passando por uma crise econômica, afirmando que, durante a pandemia, os Correios tiveram um aumento de 50% no faturamento.
Os grevistas reivindicam a permanência dos direitos adquiridos pela categoria. Conforme divulgado pelo sindicato em agosto, “as medidas de redução no custo com funcionários e o enxugamento da empresa visam facilitar o processo de privatização dos Correios, anunciado pelo governo Bolsonaro desde o ano passado. Além disso, as equipes reclamam de negligência na proteção da saúde dos funcionários com falta de Equipamentos de Proteção Individual, guichês de proteção no atendimento. Segundo a entidade, quase 100 trabalhadores já morreram de covid-19”.