InícioNotíciasGeralGinástica Artística de Araraquara participa de festival na Europa

Ginástica Artística de Araraquara participa de festival na Europa

Equipe da Fundesport viaja neste domingo para a Finlândia, onde participará da World Gymnaestrada

Neste domingo, a equipe de ginástica artística da Fundesport viaja para a cidade de Helsinki, na Finlândia, onde participará da World Gymnaestrada, que é considerado o maior festival da modalidade no mundo. A edição 2015 deve contar com aproximadamente 23 mil atletas de 56 países. O Brasil será representado por dez equipes e cerca de 300 atletas. Já a equipe araraquarense, que participa do evento pela sexta vez, contará com 30 ginastas.

O evento, que supera a Copa do Mundo e as Olimpíadas em número de participantes, também acontece de quatro em quatro anos e dessa vez será realizado entre os dias 12 e 18 de julho. Mas diferente dos outros grandes eventos citados, a Gymnaestrada não promove uma competição entre os participantes e sim uma integração entre eles. “A competição já aconteceu para selecionar os grupos. A Gymnaestrada é onde os melhores de todos os países se encontram para trocar informações. É um congraçamento. É onde uma atleta de Araraquara poderá falar com uma atleta do Canadá sem nenhum problema, sem nenhuma distância. É um momento em que as pessoas mostram suas habilidades e trocam questões culturais”, explica o técnico da equipe, Henrique Saniotto.

A equipe araraquarense preparou uma apresentação baseada na cultura brasileira, com trajes indígenas e uma grande bandeira que será utilizada para formar um movimento parecido com um paraquedas.

Outro fator de satisfação citado pelo treinador é a possibilidade de unir gerações, já que a atleta mais jovem de sua equipe tem 11 anos de idade e a mais experiente tem 81. “O que está muito em pauta no nosso time é o poder de termos a melhor idade junta com os atletas de competição, que disputam os Jogos Regionais e as outras ligas. Então, ao mesmo tempo temos o alto nível técnico e a melhor idade, no seu nível técnico, em uma única equipe”, destaca Henrique.

O professor se orgulha ao dizer que sua equipe já revelou atletas para o Cirque Du Soleil, shows da Broadway e algumas companhias internacionais. “As medalhas de ouro foram trazidas, pois o trabalho tomou uma proporção internacional. As pessoas devem entender que não é a competição que é importante, mas o trabalho que é realizado na cidade. Acho que já fazemos parte da história do esporte de Araraquara”, destaca.

Henrique Sanioto sabe da responsabilidade de representar seu país em um evento tão significante. “Independente da competição, o trabalho é seríssimo, pois estamos representando Araraquara, São Paulo e o Brasil”, completa. São mais de 23 mil atletas, 56 nações, e precisamos mostrar que o Brasil, por mais dificuldades que esteja passando agora, possui trabalhos educacionais importantes, porque esse é um trabalho educacional e também esportivo. Esse é o único caminho de mudar a nação. A gente precisa acreditar, pois podemos fazer a diferença”, conclui o treinador.

A equipe da Fundesport faz questão de agradecer seus patrocinadores e apoiadores: Business Class, Lupo, Termoar, Waver Confecções, Unimed, Sicred, Escola de Inglês Interação, Building Corretora de Seguros, Espaço Fest Buffet e Tanta Buffet.

 

Sair da versão mobile