InícioNotíciasCoronavírusGoverno de SP mantém Araraquara na Fase Laranja

Governo de SP mantém Araraquara na Fase Laranja

Atualização do Plano São Paulo manteve quase todas as regiões do estado nas fases anunciadas há uma semana

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (17) uma nova atualização do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Em Araraquara e outras 14 regiões do interior do estado a classificação de retomada econômica se manteve a mesma anunciada no último dia 10.

Com isso, Araraquara, Barretos, Bauru, Marília, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté permanecem na etapa laranja. Outras quatro regiões permanecem com restrição total ao atendimento presencial em estabelecimentos não essenciais: Araçatuba, Campinas, Franca e Ribeirão Preto. Já as regiões da Baixada Santista e Registro estão na etapa amarela, com nível menos restrito de flexibilização.

O Governador João Doria confirmou a regressão da região de Piracicaba para a fase vermelha do Plano São Paulo. A partir da próxima segunda (20), haverá restrição total de atendimento presencial nas atividades não essenciais de comércios e serviços em 26 cidades da área do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Piracicaba.

De acordo com a avaliação semanal de autoridades estaduais e especialistas do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, a pressão sobre leitos de UTI na região de Piracicaba nos últimos sete dias levou à regressão da fase laranja para alerta máximo. Na última quinta (16), a taxa de ocupação de vagas por pacientes em estado grave com COVID-19 atingiu 84,6%.

“A aceleração está se dando de forma mais contundente no interior. Mas o Estado segue aumentando a capacidade hospitalar, mantendo o atendimento para todas as pessoas”, disse o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Ele apontou aumento 11% na capacidade hospitalar estadual em UTIs em relação à semana passada, passando de 20,3 leitos por 100 mil habitantes para 23,3 vagas e distribuição de 259 novos respiradores para suporte a pacientes em estado grave.

A etapa laranja permite funcionamento com 20% da capacidade de atendimento presencial em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por outros três.

“Nós ainda estamos em quarentena e isso exige atenção redobrada das pessoas. A quarentena exige obediência rigorosa aos critérios sanitários aprovados pelo Centro de Contingência da Covid-19 para o estado de São Paulo", alertou o Governador. A próxima reclassificação do Plano São Paulo está prevista para a próxima sexta (24).

 

Sair da versão mobile