Terra de Frei Galvão, primeiro santo nascido no Brasil, o município de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, faz parte do circuito de turismo religioso do interior de São Paulo.
Além dessa particularidade, o município está localizado em uma região muito apreciada pelos turistas devido à beleza da paisagem da Serra da Mantiqueira, região onde também está localizada Aparecida, outra cidade muito procurada pelos devotos católicos.
A Casa de Frei Galvão traz informações e detalhes sobre a vida do frade franciscano nascido em 1822, famoso pelos seus poderes de cura testemunhados pelos devotos e canonizado pelo Papa Bento XVI, em 11 de maio de 2007. A atração histórica é parada obrigatória para os visitantes, assim como a Catedral de Santo Antônio, marco inicial do município.
A Catedral de Santo Antônio foi inaugurada em 1914. Seu altar em estilo barroco e a arquitetura da edificação impressionam. Outro sítio histórico é a Estação Ferroviária de Guaratinguetá, de 1914, em estilo inglês do Século 19.
A Trilha da Pedrinha é ideal para caminhadas mata adentro e para a prática de esportes de escalada e rapel, nas encostas da Serra da Mantiqueira.