Em mais um jogo marcado por muita emoção, as Guerreiras Grenás conquistaram a classificação para a fase de mata-mata do Brasileirão Feminino as Série A1. Em confronto realizado na tarde desta quarta-feira (31) no Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto, o time araraquarense bateu o Rio Preto por 3 a 2 em jogo marcado por duas viradas, em rodada que encerrou a primeira fase da competição nacional. Thábata, Rafaela e Raquel marcaram para o time de Araraquara, enquanto Lelê e Millene.
Na semana passada, a equipe araraquarense conquistou a vitória pelo mesmo palcar de 3 a 2, na ocasião sobre o Foz Cataratas na Fonte Luminosa, em uma partida eletrizante decidida com um gol de Raquel aos 46 minutos do segundo tempo. Dessa vez, a vitória foi fundamental para a classificação, visto que os concorrentes diretos – Foz Cataratas e São José – venceram suas partidas nesta quarta, respectivamente sobre Santos e Ponte Preta.
Com o resultado, a Ferroviária/Fundesport terminou a primeira fase com 20 pontos (seis vitórias, dois empates e seis derrotas) e se classificou para as quartas de final ao lado de Santos (34 pontos), Rio Preto (31) e Flamengo (25). Fora do G4 ficaram o Foz Cataratas (19), São José (18), Ponte Preta (13) e Vitória-BA (2).
A equipe araraquarense disputará as quartas de final contra o Corinthians, que terminou na liderança do Grupo 1 com 37 pontos (11 vitórias, um empate e uma derrota). O jogo de ida será realizado na Fonte Luminosa e a partida de volta na Arena Barueri, em datas a serem confirmadas pela Confederação Paulista de Futebol (CBF).
O jogo
Precisando da vitória para não depender de outros resultados, as Guerreiras Grenás partiram para o ataque desde o início e aos 10 minutos abriram o placar com gol de Thábata, que acertou um belo chute no ângulo direito da goleira Letícia Bussatto. O time da casa passou a buscar o ataque e conseguiu empatar aos 14, quando Suzana passou na medida para Lelê, que bateu na saída de Luciana para estufar a rede. O Rio Preto aproveitou o bom momento na partida e chegou à virada aos 19, quando Millene recebeu a bola na esquerda da grande área, invadiu e bateu cruzado: 2 a 1. O time da casa teve a chance de ampliar aos 26, quando Darlene foi derrubada na área e ela mesma bateu o pênalti, mas a bola passou à direita de Luciana. Raquel ainda levou perigo com um chute no final do primeiro tempo, mas parou na goleira.
Mesmo precisando da vitória, a Ferroviária viu o Rio Preto criar mais situações ofensivas no início do segundo tempo, com a goleira Luciana exigida em três oportunidades. Aos 16, a goleira Letícia mostrou reflexo para defender o chute da afeana Rafaela Travalão. Mas um minuto depois, ela não conseguiu evitar o gol de empate da Ferroviária com Rafaela, que aproveitou erro da defesa para finalizar e deixar tudo igual. O Rio Preto voltou a pressionar e parar na boa atuação da goleira afeana Luciana, mas aos 26 minutos, a defesa do time da casa errou na linha de impedimento e Raquel saiu de frente para o gol, driblou a goleira e decretou a virada por 3 a 2. O Rio Preto buscou o empate, mas parou no bom posicionamento da equipe araraquarense, que conseguiu segurar a vitória.
FICHA TÉCNICA
RIO PRETO 2 x 3 FERROVIÁRIA
Local: Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto.
Data/Horário: Quarta-feira, 31 de maio, 15 horas.
Árbitro: Ilbert Estevam da Silva.
Gols: Tábatha aos 6, Lelê aos 14 e Millene aos 19 minutos do 1º tempo; Rafaela aos 17 e Raquel aos 26 minutos do 2º tempo.
RIO PRETO – Letícia Bussatto; Mônica, Thais (Adriana), Siméia e Gabi Lira; Jéssica, Suzana e Lelê; Maiara, Millene (Karina) e Darlene (Mariana). Técnico: Chicão Reguera.
FERROVIÁRIA – Luciana; Isabela, Ana, Gabi Rodrigues e Thaini (Raquel Julião); Nicoly (Lilian), Patrícia, Rafaela e Raquel; Rafaela Travalão (Paula) e Tábatha. Técnico: Anderson Clayton.