As Guerreiras Grenás fizeram a lição de casa na tarde desta quarta-feira (22), feriado de aniversário de Araraquara, quando superaram o Pinheirense-PA por 6 a 1 na Fonte Luminosa, pela rodada de encerramento da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Rafaela Travalão (duas vezes), Carol Tavares, Ludmila, Juliana Passari e Lu Meireles marcaram os gols araraquarenses no jogo, enquanto Pingo descontou para a equipe paraense.
Com os resultados, a classificação final do Grupo 1 terminou com a classificação de Corinthians (34), Iranduba-AM (27), Kindermann-SC (25) e Ferroviária (21). Se despediram da competição São José (20), Sport-PE (16), São Francisco-BA (10) e Pinheirense-PA (0).
No Grupo 2, avançaram Santos (37), Flamengo-RJ (27), Rio Preto (25) e Ponte Preta (19). Foz Cataratas (14), Audax (12), Vitória-PE (10) e Portuguesa (5) se despediram do torneio. Pinheirense e Portuguesa foram rebaixados para a Série A2 de 2019.
Com oito equipes vivas na briga pelo título nacional, a próxima fase será disputada no sistema de mata-mata de quartas de final. O adversário das Guerreiras Grenás será o Santos, líder do Grupo 2, em jogos de ida e volta que terão suas datas e horários definidos nos próximos dias pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Pelo Campeonato Paulista, a Ferroviária voltará a campo no próximo domingo (26), às 15 horas, contra o Corinthians no Estádio do Parque São Jorge, casa do adversário.
O jogo
Precisando dos três pontos para carimbar sua classificação, a Ferroviária partiu para cima desde o início do jogo e quase abriu o placar aos 8 minutos, quando Ludmila recebeu em profundidade e cruzou rasteiro para a área, onde Raquel perdeu o tempo da bola e concluiu para fora. Mas aos 10 minutos, Rafaela Travalão arriscou de longe e contou com a falha da goleira, que chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol: 1 a 0 para a Ferroviária!
Aos 25, as Guerreiras Grenás chegaram perto de ampliar em cobrança de falta de Raquel, que parou em uma boa defesa da goleira Jay, que espalmou em seu canto direito. Aos 28, a Ferroviária quase marcou com Mayara, que aproveitou a sobra e tentou encobrir a goleira, mas a bola bateu no travessão.
Aos 45, o time da casa levou perigo em uma cobrança de falta de Raquel que passou perto do gol. Um minuto depois, Carol Tavares recebeu em profundidade dentro da área e saiu de frente para o gol, mas finalizou para fora antes de trombar com a goleira.
O time araraquarense voltou para o segundo tempo pressionando e aumentou sua vantagem aos 11, quando Carol Tavares arriscou uma bomba de longe, a bola foi alta no meio do gol, mas a goleira não conseguiu fazer a defesa: 2 a 0 para a Ferroviária!
Aos 12, o Pinheirense diminiu quando Pingo roubou a bola da defesa afeana e finalizou no canto direito da goleira Luciana: 2 a 1.
Aos 21, as Guerreiras Grenás ampliaram o marcador quando Rafaela Travalão foi até a ponta direita e cruzou forte para Ludmila desviar de cabeça para o fundo da rede: 3 a 1!
Aos 36, Juliana Passari bateu de longe e acertou o canto direito da goleira Jay: 4 a 1!
O quinto gol afeano saiu dos pés de Lu Meireles, que recebeu pelo lado esquerdo da área, cortou para dentro e bateu rasteiro no canto direito da goleira aos 43 minutos: 5 a 1!
Aos 46, Lu Meireles arriscou da entrada da área e acertou a trave, mas no rebote Rafaela Travalão apareceu para concluir rasteiro para o fundo da rede e dar números finais ao jogo: 6 a 1!
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 6 x 1 PINHEIRENSE-PA
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Quarta-feira, 22 de agosto, 15h;
Arbitragem: Katiúcia da Mota Lima, Patrícia Carla de Oliveira e Veridiana Bisco;
Cartões amarelos: Pri, Raquel e Verena (Pinheirense);
Gols: Rafaela Travalão (10' do 1T e 46' do 2T), Carol Tavares (11' do 2T), Ludmila (21' do 2T), Ju Passari (36' do 2T) e Lu Meireles (43' do 2T) para a Ferroviária; Pingo (12' do 2T) para o Pinheirense.
FERROVIÁRIA – Luciana, Bárbara, Thaynara, Mayara e Barrinha; Nicoly, Ju Passari e Carol Tavares (Rafa Mineira); Rafaela Travalão, Raquel (Lu Meireles) e Ludmila (Dandara). Técnico: Celso Boffa.
PINHEIRENSE – Jay, Raquel, Pri, Milena e Verena; Nazaré, Stéfany, Ângela (Ingrid) e Kelly (Talita); Pingo e Radija (Bárbara). Técnico: Amaury Siqueira.