Chegou mais um dia histórico para a Ferroviária. Neste domingo (21), às 19h45, as Guerreiras Grenás entrarão no gramado do Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, na Argentina, para a grande final da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino 2020. A decisão será contra o América de Cali, da Colômbia, e caso o jogo termine empatado no tempo regulamentar, a taça será decidida nos pênaltis.
E foi justamente nos pênaltis que os dois times carimbaram suas passagens para a decisão. Na quarta-feira (17), o América eliminou o favorito Corinthians nos pênaltis por 4 a 3, após empate por 1 a 1. No dia seguinte, foi a vez da Ferroviária empatar sem gols com a Universidad do Chile e avançar com a vitória nas penalidades por 7 a 6, graças à grande atuação da goleira Luciana, que defendeu três cobranças.
Campanhas
As campanhas dos finalistas são parecidas e ambos foram vice-líderes de suas chaves na primeira fase. A Ferroviária estreou com uma derrota para o Libertad/Limpeño-PAR por 4 a 0, depois empatou por 1 a 1 com o Peñarol-URU e superou a Universidad do Chile por 4 a 1, antes de passar pelo River Plate-ARG nas quartas de final com um triunfo por 1 a 0.
Já o time colombiano estreou com uma vitória de 5 a 0 sobre o Universitário (PER), bateu o El Nacional (VEN) por 5 a 1 e foi superado pelo Corinthians por 3 a 0. Nas quartas de final, eliminou o Boca Juniors com uma vitória por 2 a 1, antes de reencontrar o Corinthians na semi e dar o troco pela derrota na fase de classificação.
Terceira final em quatro participações
A Libertadores 2020 era para ter sido realizada no ano passado no Chile, mas acabou adiada por conta da pandemia da Covid-19 e posteriormente a Argentina se prontificou a sediar o torneio.
Enquanto o América de Cali busca seu primeiro título, a Ferroviária sonha com o bicampeonato. A equipe araraquarense conquistou a taça em 2015, quando chegou à disputa com uma equipe em reformulação sob o comando do técnico Leonardo Mendes. Vale destacar que as Guerreiras Grenás participaram de quatro edições da Libertadores (2015, 2016, 2019 e 2020) e em três delas chegaram à final (2015, 2019 e 2020). No ano passado, a Ferroviária fez a decisão contra o Corinthians e levou a pior por 2 a 0.
Transmissão em TV aberta
Ferroviária e América de Cali se enfrentarão no próximo domingo (21), às 19h45, no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, na Argentina, em jogo único que definirá o campeão da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino. A decisão terá uma novidade: pela primeira vez, um canal aberto de televisão do Brasil transmitirá ao vivo a final do torneio.
A Band anunciou a transmissão em sua grade de programação, em notícia que rapidamente fez a alegria dos torcedores afeanos. A narração da partida ficará por conta de Isabelly Morais, com comentários de Alline Calandrini.Mais cedo, Corinthians e Universidad de Chile se encontrarão no mesmo estádio, às 17 horas, pela disputa do terceiro lugar. Ambos os jogos serão transmitidos através do Facebook da Conmebol Libertadores.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA DE CALI (COLÔMBIA) x FERROVIÁRIA
Local: Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, na Argentina;
Data/Horário: Domingo, 21 de março, 19h45;
Arbitragem: Maria Belén Carvajal, auxiliada por Cindy Nahuelcoy e Marcia Castillo (todas do Chile);
AMÉRICA DE CALI – Tapia; Castañeda, Arias, Basanta e Ocampo; Pineda e Ospina; Martínez, Usme e Robledo; Bonilla. Técnico: Andrés Usme;
FERROVIÁRIA – Luciana, Monalisa, Ana Alice, Yasmin e Barrinha; Luana, Nicoly e Carol Tavares; Lurdinha, Aline Milene e Patrícia Sochor. Técnica: Lindsay Camila.