InícioDestaque EsportesGuerreiras Grenás são vice-campeãs do Brasileirão 2023

Guerreiras Grenás são vice-campeãs do Brasileirão 2023

Ferroviária abre o placar, sofre virada do Corinthians e adia sonho do tricampeonato

A Ferroviária ficou com o vice-campeonato do Brasileirão Feminino 2023 ao perder para o Corinthians por 2 a 1 na tarde deste domingo (10) na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo jogo de volta da final da competição nacional. A partida marcou o novo recorde sul-americano de publico em jogos de futebol feminino, com um total de 42.326 pessoas.

O time araraquarense abriu o marcador no primeiro tempo com Mylena Carioca, mas sofreu a virada com gols de Jheniffer e Tamires. Nos acréscimos, as Guerreiras Grenás chegaram a acertar o travessão, mas o empate não veio. Como o primeiro jogo terminou sem gols na Fonte Luminosa, o clube alvinegro ficou com a taça.

Essa é o quinto título do Brasileirão conquistado pelo Corinthians, que já havia atingido essa façanha em 2018, 2020, 2021 e 2022. A Ferroviária, que é bicampeã, com títulos conquistados em 2014 e 2019, adia o sonho do tricampeonato.

As Guerreiras Grenás voltam suas atenções para o Campeonato Paulista. Seu próximo compromisso será contra o Palmeiras nesta quinta-feira (14), às 21 horas, na Fonte Luminosa, em confronto direto pela vaga na semifinal.

O jogo

O Corinthians iniciou o jogo com muita pressão, mas quem chegou ao gol foi a Ferroviária. Aos 9 minutos, Raquel recebeu pela direita e fez o cruzamento na medida para Mylena Carioca, que desviou de cabeça no canto esquerdo da goleira Lelê: 1 a 0!

Aos 40, Millene recebeu fora da área pelo lado direito, arriscou a batida e parou em uma boa defesa da goleira afeana Luciana. Um minuto depois, Tarciane aproveitou cruzamento na área para cabecear e exigir outra bela defesa de Luciana. Mas na cobrança do escanteio, aos 43, Jheniffer subiu mais alto que a defesa afeana para cabecear no canto esquerdo de Luciana, que dessa vez não teve chances de evitar o gol: 1 a 1.

As duas equipes voltaram do intervalo sem alterações, mas com o time da casa mais incisivo em seu setor ofensivo. O Corinthians chegou à virada aos 12 minutos, quando Millene roubou a bola pela direita e cruzou na segunda trave, onde Tamires deu um leve desvio para acertar o canto direito de Luciana: 2 a 1.

O Corinthians perdeu a chance de ampliar aos 21, quando Luciana fez duas grandes defesas após conclusões dentro da pequena área de Jheniffer e Gabi Zanotti. O jogo passou a ficar aberto, com os dois times explorando a velocidade.

Aos 43, a corintiana Jheniffer recebeu de frente para o gol e bateu colocado no ângulo direito de Luciana, que espalmou para fora em outra grande intervenção. Aos 48, foi a vez da Ferroviária chegar perto do empate quando Aline Gomes cobrou escanteio na área e Patricia Sochor cabeceou para acertar o travessão. A Ferroviária tentou uma pressão nos últimos minutos, mas não teve sucesso e o jogo terminou em 2 a 1, para festa da torcida alvinegra na Neo Química Arena.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 2 x 1 FERROVIÁRIA
Local
: Neo Química Arena, em São Paulo;
Data/Horário: Domingo, 10 de setembro, 16h;
Arbitragem: Edina Alves Batista (FIFA), auxiliada por Neuza Ines Back (FIFA) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA); VAR: Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo;
Público: 42.326 pessoas;
Cartões amarelos: Millene, Mariza e Luana (Corinthians); Eudimilla (Ferroviária);
Cartão vermelho: Jéssica de Lima (Ferroviária);
Gols: Jheniffer (43′ do 1T) e Tamires (12′ do 2T) para o Corinthians; Mylena Carioca (9′ do 1T) para a Ferroviária;

CORINTHIANS – Lelê, Tarciane, Mariza, Yasmin e Isabela; Duda Sampaio, Paulinha (Katiuscia), Jaqueline e Gabi Zanotti (Ju Ferreira); Tamires (Fernandinha), Millene (Victória Albuquerque) e Jheniffer. Técnico: Arthur Elias.

FERROVIÁRIA – Luciana, Moniquinha (Daiane), Day Silva, Luana, Géssica (Ingryd) e Barrinha; Suzane (Patrícia Sochor), Raquel e Mylena Carioca; Eudimilla e Laryh (Lelê). Técnica: Jéssica de Lima.

Fotos: Cris Mattos/CBF

Sair da versão mobile