Há 125 anos, no dia 14 de abril de 1895, acontecia a primeira partida de futebol registrada no Brasil. São Paulo Railway e o São Paulo Gaz Company, times formados por ingleses e anglo-brasileiros, que trabalhavam nas companhias, se enfrentaram na Várzea do Carmo, em São Paulo.
História
Oriundo da Inglaterra, no século XIX, o futebol chegou ao Brasil por intermédio de Charles Miller, paulistano filho de pai britânico e mãe brasileira, que foi estudar em solo inglês e que ajudou a difundir o esporte em solo canarinho.
Ao voltar de Southampton, na Inglaterra, Charles Miller trouxe consigo duas bolas e um jogo que era disputado entre 11 contra 11, no qual o principal objetivo era chegar ao gol adversário e fazer com que a bola cruzasse entre as traves. Não demorou muito para os conterrâneos aderirem a essa nova paixão.
Com isso, foi organizado uma partida entre duas equipes. Na ocasião, os dois times foram formados por ingleses e anglo-brasileiros que trabalhavam nas companhias ferroviária e de gás, localizadas em São Paulo. Charles Miller, jogou pelo São Paulo Railway e ajudou a sua equipe a vencer a São Paulo Gaz Company, por 4 a 2.
O histórico confronto foi a semente para a criação do time de futebol do São Paulo Athletic Club, no qual Charles Miller era sócio. O clube havia sido fundado em 13 de maio de 1888, data da abolição da escravidão do Brasil pela Princesa Isabel.
Em 1902, o SPAC, como era carinhosamente chamado, foi o primeiro campeão paulista da história, ao derrotar o Paulistano, por 2 a 1, no dia 26 de outubro, com dois gols de Charles Miller, no campo do Velodromo. Nos dois anos consecutivos, ainda venceu o estadual e se tornou o primeiro tricampeão paulista da história. Em 1912, o clube encerrou as suas atividades no futebol profissional.
Antes da elite, hoje popular…
Ao chegar nas terras tupiniquins, o futebol pertencia apenas à elite brasileira. Apenas homens da alta sociedade, como sócios de clubes, por exemplo, praticavam o esporte. Entretanto, devido a sua rápida difusão pelo país, cada vez mais pessoas passaram a aderir a sua prática. E assim, em meados dos anos 1920, alguns clubes começaram a aceitar que jogadores de outas classes sociais passassem a integrar as equipes, tornando-se o esporte mais popular do Brasil.