No último fim de semana, dias 24 e 25 de novembro, foi realizada nas unidades de Santos e Cubatão a Final Estadual da Liga Sesi-SP de Treinamento Esportivo, um dos mais importantes eventos de formação esportiva do Brasil. Na ocasião as equipes sub-14 e sub-17 do handebol de Araraquara, conquistaram respectivamente o 1º e 2º lugar em suas categorias.
O destaque ficou por conta do time sub-17 que, em um jogo disputadíssimo contra a equipe de Campinas, terminou o tempo normal com o placar empatado em 24 a 24. Levando o jogo à disputa dos 7 metros, os pênaltis do Handebol. Mesmo a equipe do Sesi não saindo com a vitória, o jogo agitou a torcida e deu um exemplo de disciplina e respeito ao próximo por parte das equipes, cumprindo com o propósito do evento que através do esporte estimula a formação de grandes atletas e cidadãos.
Para Luciane Reis, treinadora das equipes de handebol de Araraquara, a Liga de Treinamento Sesi-SP proporciona muita interação entre os participantes. “É uma ação muito grande não apenas em relação ao esporte, mas também ao convívio social em geral”, declarou.
Além das duas equipes de handebol, participaram também, pela primeira vez, três atletas da natação, mas estes não conseguiram classificação nas provas. Para o técnico de Araraquara, Marcelo Lupattelli, os atletas atenderam às expectativas e estão dentro da meta. “Meu maior objetivo este ano foi melhorar o tempo e o desempenho técnico dos nadadores e isso ocorreu de maneira positiva. Eles ficaram em posições intermediárias, pois o nível era muito forte, porém foram muito bem”.
Após nove meses com a realização das etapas regionais de cada modalidade, cerca de 1.600 atletas se credenciaram para a grande final. Ao todo foram 11 modalidades olímpicas apresentadas ao público como natação, vôlei, handebol, luta olímpica, karatê, judô, basquete, triathlon, atletismo, polo aquático e ginástica artista.