InícioNotíciasCoronavírusHEAB e Santa Casa têm 100% de ocupação dos leitos de UTI

HEAB e Santa Casa têm 100% de ocupação dos leitos de UTI

A secretária da saúde de Araraquara, Eliana Honain, em entrevista ao Portal Morada nesta quinta-feira (10), comentou a situação da ocupação de leitos de UTI. Em dados divulgados na quarta, o Hospital Estadual de Américo e a Santa Casa de Araraquara tinham ocupação de 100% dos leitos de UTI destinados a Covid.

Somando os leitos de toda a região da DRS III – Diretoria Regional de Saúde, incluindo privados, a taxa de ocupação não chegou a 75% devido a oferta de leitos do Hospital de Campanha de Araraquara.

Eliana Honain diz que, sem os leitos de retaguarda, a situação seria mais complicada: “Ontem tivemos 31% de casos positivados. Hoje, 15%. O Comitê reforça que continuamos tendo transmissão da Covid-19. A pressão que nós sofremos é grande, as pessoas nos trazem a situação de São Paulo, onde há mais abertura, dizem que somos rígidos, que não voltamos com o passe dos idosos. Temos uma excelente relação com o Ministério Público, que avalia tudo. Os hospitais públicos estão com superlotação das UTIs, porém a DRS enfrenta o agravamento de outros problemas de saúde”.

Apesar de Araraquara estar na fase amarela do Plano SP, o Comitê de Contingência do Coronavírus age com cautela. “O que mensura os indicadores do governo são as taxas de ocupação. Aqui o comitê não concorda com isso. Não é porque a fase amarela permite isso ou aquilo que Araraquara também flexibilizará”, afirma a secretária da saúde.

Com o aumento de pacientes internados na UTI e a iminência de aumento de casos de coronavírus após o feriado de 7 de setembro, o município comprará leitos de hospitais particulares em caso de preenchimento de todos os leitos dos hospitais de referência.

A secretária Eliana, juntamente com o comitê, avaliou que os pacientes da UTI já chegam em estado de saúde complicado, sendo diagnosticados com coronavírus apenas depois: “Essas pessoas ficam em casa, com síndrome gripal, e não procuram a UPA da Vila, temendo o contágio. Perigo de contágio há em todos os lugares. É sempre bom reforçar que, ao sentir sintomas, no terceiro dia você deve procurar a UPA da Vila Xavier para fazer o exame, assim podemos fazer o acompanhamento e evitar que a saúde do paciente se agrave”, completa.

Nesta quinta-feira (10), 172 amostras de exames foram entregues pelos laboratórios, sendo que 15% delas foram positivadas – 26 pacientes.

O município chega a 3550 casos totais e 33 óbitos.

 

Sair da versão mobile