InícioEntretenimentoHistoriador denuncia emissora por dano à casarão

Historiador denuncia emissora por dano à casarão

Reportagem da Record TV teria depredado imóvel histórico

Em reportagem exibida em rede nacional, o apresentador Geraldo Luís visitou o casarão do Assentamento Bela vista, na zona rural de Araraquara. O imóvel, abandonado há anos, é considerado assombrado por moradores das áreas próximas e visitantes.

Para apurar a presença de fantasmas no local, o apresentador da Record TV passou uma noite no local. Entretanto, o que era para dar visibilidade ao imóvel e ajudar no processo de tombamento da antiga casa, construída em 1880 e que pertenceu ao coronel Antonio Joaquim de Carvalho, acabou por ferir a legislação.

A denúncia foi feita pelo historiador Rogério Tampelini, de Araraquara, que ingressou com uma representação no Ministério Público e na Procuradoria da República contra a emissora responsável pelo programa “Domingo Show”. Segundo Tampelini, o casarão está em processo de tombamento e, portanto, não pode receber nenhum tipo de modificação em sua estrutura.

Durante a reportagem, que tinha como objetivo apurar se o local é mesmo assombrado, parte das paredes do imóvel foi danificada na tentativa de encontrar uma passagem secreta. “O ato afronta duramente o art. 26, §1 do Dec. 10.758 de 10/10/14, que garante a proteção integral em caráter liminar para os bens em processo de tombamento. Abandonada e praticamente em ruínas o casarão precisa de ajuda, mas quando aparece alguém que poderia ajudar, prefere destruir e descumprir a legislação em rede nacional”, declarou o historiador.

 

 

Sair da versão mobile