Na tarde do último domingo (26), um homem, de 35 anos, sofreu queimaduras graves após um acidente doméstico, no Jardim Ieda, em Araraquara.
O homem teve 30% de seu corpo queimado quando acendia a churrasqueira na área de sua residência. Acidentalmente, o objeto explodiu e o fogo atingiu face, abdômen e braços da vítima.
Após o ocorrido, o rapaz foi encaminhado em estado grave à UPA Central onde permanece até o momento aguardando uma vaga na ala de queimados em algum hospital da rede pública.
“Meu filho está desde domingo na UPA esperando uma transferência. O quadro dele é delicado e precisa de cuidados imediatos. O leito é proporcionado pelo sistema CROSS (serviço que organiza a regulação de recursos disponíveis na saúde pública. O sistema trabalha em vários âmbitos hospitalares da região, sendo responsável pela distribuição de leitos). A única resposta que obtivemos é que ele precisa aguardar até a vaga surgir em alguma unidade da região, mas não há nem previsão”, afirma Eliete Souza, mãe do paciente.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que acompanha o caso e que aguarda regulação do Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) para transferência do paciente para unidade de referência de queimados. Até a liberação da vaga, o paciente está sendo cuidado e apresenta um quadro clínico estável.