No início da tarde desta quinta-feira (25), a Secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, divulgou a nova situação epidemiológica do município.
Foram somados mais 35 casos de coronavírus, totalizando 824 casos notificados até o momento. Aguardam resultado de exames 120 amostras. Outros 152 contaminados permanecem em estado de quarentena, porém 660 foram liberados.
Hoje 29 pacientes estão internados. Um total de 17 estão na enfermaria, sendo 3 suspeitos e 14 confirmados. Na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), estão sob cuidados médicos 12 pacientes. Sendo 2 suspeitos e 10 confirmados.
Das pessoas internadas 24 são de Araraquara e 5 pacientes são de outros municípios que foram transferidos.
Foram notificados 11 óbitos decorrentes do vírus. O caso de óbito mais recente é de um homem de 67 anos, que morreu na última segunda-feira. O idoso tinha diversas comorbidades, foi atendido na UPA da Vila Xavier, porém faleceu durante a madrugada.
Ele estava com dificuldades respiratórias e familiares tentaram levá-lo a UPA dias antes, porém ele recusou. Com a piora do caso, o idoso aceitou ser socorrido. A família está em quarentena e sendo monitorada pela Secretaria de Saúde.
A Secretaria divulgou também novas deliberações sobre o combate ao vírus. Com base na análise do perfil das vítimas fatais, as autoridades de saúde orientam a internação de pacientes acima de 45 anos, que apresentarem sintomas. A internação preventiva garante que o paciente seja acompanhando dentro de uma unidade medica até sua liberação. O que pode evitar complicações e mortes durante a evolução do quadro do paciente.
Idosos devem permanecer em isolamento social.