O incêndio de grandes proporções que queimou parte da área do Parque Pinheirinho, na noite desta quarta-feira, 30 de setembro, será investigado pela Polícia Civil.
Segundo informações, os vigilantes do Parque Pinheirinho notaram focos de incêndio no local e acionaram as equipes do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal para o apoio. O incêndio atingiu áreas próximas das piscinas e se alastrou rapidamente para a área localizada atrás da Ecoterapia, afetando também a região dos campos e cancha de bocha, tomando todo o entorno do parque.
Um levantamento aproximado mostra que a área atingida tem em torno de 116 mil metros quadrados ou 11,6 hectares, o equivalente a algo perto de 11 campos de futebol
O trabalho das equipes no local, que incluíram o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Diretoria de Gestão Ambiental do Daae e da GCM, seguiu até a finalização do rescaldo do fogo, por volta das 23 horas.
O principal objetivo foi a proteção dos animais do local, do canil, do gatil e os cavalos da Ecoterapia. A ação das equipes impediu que os animais fossem atingidos.
“Devido às características do incêndio, como horário e local, acredita-se na possibilidade de incêndio criminoso, por isso os registros da ocorrência estão sendo encaminhados à Polícia Civil, para investigação”, afirma nota emitida pela autarquia.
O departamento reforça o pedido para que denúncias envolvendo queimadas sejam feitas por meio dos telefones dos órgãos responsáveis:
Queimadas urbanas: 0800-770-1595 (Daae)
Guarda Municipal: 153
Corpo de Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199
Disque ambiente (área rural): 0800-11-3560
Polícia Ambiental: 3335-7980
Cetesb: 3332-2211