InícioCidadesCidadeIpem-SP autua postos de combustíveis em Araraquara

Ipem-SP autua postos de combustíveis em Araraquara

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou a Operação Olhos de Lince em postos de combustíveis nas cidades de Araraquara, Franca e Santo Antônio do Jardim.

As ações de fiscalização foram realizadas nos dias 16 e 17 de julho. Em Araraquara, dois postos foram autuados pelos fiscais. Em um dos estabelecimentos, localizados no centro de Araraquara, o instrumento apresentou “violação de lacres ou interdição, ou rompimento dos mesmos, sem prévia autorização do Inmetro ou órgão da RBMLQ-I”. O relatório também aponta que houve desligamento da bomba na chegada da equipe. Em outro estabelecimento, localizado no Jardim Tabapuã, o IPEM constatou “erro de medição superior ao erro máximo admitido pela legislação metrológica em vigor, acarretando prejuízo ao consumidor. Também foi constatada a violação de pontos de selagem.

Os dois estabelecimentos foram autuados com multa e parcialmente interditados – situação em que apenas parte dos equipamentos é lacrada.

Nos três municípios fiscalizados, foram verificadas 352 bombas medidoras de combustíveis de combustíveis, sendo 322 (91%) aprovadas. Acesse aqui a planilha com o resultado.

Os postos autuados têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão. 

Ipem-SP autua postos de combustíveis em Araraquara

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br

Luis Antônio
Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Sair da versão mobile