Segundo uma notícia divulgada nesta segunda-feira (17) pelo portal Futebol Interior, uma suposta irregularidade pode agitar o Campeonato Brasileiro da Série D e favorecer a Ferroviária na briga pela classificação.
Segundo a notícia, o zagueiro Lucas Barboza, do Crac-GO, foi denunciado por ter defendido três clubes em competições nacionais da CBF neste ano. No início da temporada, o jogador de 27 anos atuou pelo Botafogo-PB em uma partida na Copa do Brasil, na derrota por 2 a 1 para o Águia-PA. Depois se transferiu para o São José-RS, onde jogou duas partidas pela Série C, no empate sem gols com o Floresta-CE e na derrota por 2 a 1 para o Náutico. Por fim, foi para o Crac-GO, onde disputou três jogos na Série D: na vitória por 1 a 0 diante da Inter de Limeira, derrota por 2 a 1 para o XV de Piracicaba e derrota para o Patrocinense-MG por 2 a 0.
O Regulamento Geral de Competições da CBF, em seu artigo 58, define que “o atleta que já tenha atuado por 2 (dois) clubes durante a temporada, em quaisquer das competições nacionais coordenadas pela CBF e integrantes do calendário anual, não pode atuar por um terceiro clube, mesmo que esteja regularmente registrado”. Assim, se a informação for confirmada, o Crac corre o risco de perder até 12 pontos dentro da Série D e consequentemente perder sua vaga na zona de classificação do Grupo A7.
A determinação, se for confirmada, irá favorecer diretamente a Ferroviária, já que o Crac é o quarto colocado da chave com 18 pontos, enquanto a Locomotiva ocupa a quinta posição com um ponto a menos. Já o XV de Piracicaba (6º) também subiria uma posição, com 16, e voltaria para a briga pela classificação.
Na última rodada da primeira fase, a Ferroviária terá pela frente o Operário-PR no próximo sábado (22), às 18 horas, no Estádio Sotero Zarate, em Sidrolândia-MS. Os outros jogos da rodada final serão entre Inter de Limeira e Patrocinense; Crac e Cascavel; Maringá e XV de Piracicaba.