InícioNotíciasJair Bolsonaro confirma favoritismo e se elege presidente

Jair Bolsonaro confirma favoritismo e se elege presidente

Candidato do PSL derrotou Fernando Haddad  (PT) com mais 55% dos votos válidos

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito, neste domingo (28), presidente da República Federativa do Brasil. Com 94,44% dos votos apurados, o ex-capitão já estava matematicamente eleito, poucos minutos depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter iniciado a divulgação das apurações, por volta das 19 horas. Com a totaliação concluída, o candidato do PSL somou 57.797.456 votos, ou seja, 55,13% dos votos válidos.

No dia 7 de outubro, Bolsonaro terminou a apuração pouco mais de 46% dos votos válidos, muito próximo de uma vitória já no primeiro turno. A disputa, porém, foi para o segundo turno contra o candidato Fernando Haddad (PT), que recebeu 47.040. 819 votos, o que corresponde a 44,87% do total dos votos válidos.

Com sete mandatos como deputado federal, Bolsonaro colecionou polêmicas que lhe renderam acusações de desrespeitar mulheres e minorias, como o movimento LGBT. Contudo, os sucessivos escândalos de corrupção e as investigações desencadeadas pela operação Lava Jato provocaram uma profunda crise em partidos tradicionais, como o PT e o PSDB, e abriram espaço para a candidatura de Bolsonaro, que adotou um duro discurso contra a corrupção. No início do ano, ele se filiou ao PSL e confirmou a candidatura com o general Mourão (PRTB) como candidato a vice presidente.  

O presidente eleito será empossado no dia 1 de janeiro de 2019, com mandato até 31 de dezembro de 2022. 

 

Sair da versão mobile