InícioEsporteBasqueteJoão Camargo destaca gratidão ao Sesi Araraquara

João Camargo destaca gratidão ao Sesi Araraquara

Atual bicampeão da LBF, ex-técnico do time araraquarense relembra ano vitorioso e se diz pronto para novos desafios

Em uma virada inédita na história das Finais da LBF CAIXA, o Sesi Araraquara reverteu duas derrotas na série decisiva para conquistar a temporada e manter o título no interior paulista. No comando de ambas as conquistas estava João Camargo, que também levou o clube paulista às conquistas inéditas da primeira Copa LBF, em maio, e da Liga Sul-Americana, em junho.

O Melhor Treinador da LBF CAIXA por três temporadas (2021, 2023 e 2024) sintetizou os desafios desta última, que colocou o Sesi Araraquara no topo do pódio em três competições. Ele também falou sobre seu lugar na história da LBF CAIXA e disse estar ‘pronto para novos desafios’. Confira na entrevista abaixo:

Primeiramente: como você pode definir o seu 2024, resumindo o sentimento com a tríade de conquistas LBF CAIXA/Copa LBF/Sul-Americana e, de quebra, mais um troféu de Melhor Técnico da temporada?

Camargo: Muita gratidão. Por tudo o que conquistamos e por todos os envolvidos no processo – atletas, diretoria, gestores -, que nos proporcionaram uma condição de fazermos o nosso melhor. Feliz por podermos entregar um trabalho de qualidade, com o qual conseguimos colocar o Sesi Araraquara no primeiro nível do basquete nacional e como a melhor equipe da América do Sul logo em seu primeiro ano de participação. Por sempre buscar melhorar e fazer com que as atletas se comprometessem, sem se acomodarem, com um ambiente leve, onde imperasse o respeito. E uma sensação de dever cumprido. Agradeço por todos os momentos que ficarão marcados na minha vida e das pessoas que partilharam desta caminhada.

Manter o título e, consequentemente, tornar-se bicampeão, deve ser uma tarefa ainda mais difícil. A chave principal para o título deste ano mudou em relação ao primeiro do Sesi, em 2023? Qual foi o aspecto mais difícil para superar na jornada?

Camargo: Nossa meta era manter e elevar o nível das atletas em todos os aspectos. Performar e ser constante na entrega, tanto nos treinamentos, como nos jogos, salientando que o mais difícil não é chegar no topo e, sim, manter-se lá. Tem uma frase que eu sempre falo para as atletas:“ Não se permitam menos do que merecem, nunca”.

Diferentemente de 2023, quando classificou-se em primeiro lugar com uma campanha quase perfeita (13 vitórias e 1 derrota), o SESI Araraquara pareceu ter oscilado mais na primeira fase, finalizando em terceiro lugar neste ano, atrás inclusive do finalista Sampaio Basquete, que fez sua melhor campanha da história. Como foi a conversa para o grupo girar a chave?

Camargo: Sabíamos que as equipes viriam mais preparadas, com o scout de todas as nossas atletas, bem como do nosso conceito de jogo. Nossa fala sempre foi no sentido de acreditar no processo, na construção diária, sempre com um olhar positivo sobre o trabalho realizado, mesmo quando o resultado não era o esperado. A equipe ficou mais “cascuda”, mais resiliente, e tínhamos plena confiança na busca pelo bicampeonato, mesmo sabendo que seria mais difícil.

Relembre para nós a noite de 12 de julho. A conversa no vestiário em São Luís após a derrota no jogo 2 das Finais. Como foi o papo com a equipe naquele dia e o primeiro passo rumo à virada histórica?

Camargo: Disse apenas que teríamos três finais para jogar e que jogaríamos as três. Tenho por hábito e regra nunca falar após os jogos. Aprendi com o tempo que, quando se vence, a fala é curta e positiva e, quando se perde, a fala normalmente é mais longa e negativa. O melhor é deixar a poeira baixar, tanto pela vitória, como pela derrota, e falar no próximo treinamento, com um olhar mais abalizado (da Comissão Técnica e das atletas), com a exibição do vídeo do jogo para toda a equipe e para algumas atletas de forma mais específica.

Você foi eleito o Melhor Treinador da LBF Caixa pela terceira vez neste ano e tornou-se um dos recordistas, ao lado de Antonio Carlos Vendramini. É também apenas um entre três treinadores a terem conquistado o título mais de uma vez, ao lado de Vendramini e Luiz Augusto Zanon, ambos pelo extinto Americana. A ficha já caiu diante destes feitos ou você nem pensa sobre isso?

Camargo: Sinceramente, não penso muito sobre isso. Mas fico muito feliz e grato por essa conquista tão importante, fruto de muito trabalho e comprometimento, na busca pela melhoria do basquetebol feminino.

Para terminar: o título da LBF Caixa 2024 encerrou seu ciclo vitorioso de dois anos e meio no Sesi. E 2025? Como estão os planos para o próximo ano? Veremos você treinando novas cores na Liga?

Camargo: Sou muito grato ao SESI pela oportunidade e confiança no nosso trabalho. Conquistamos títulos importantes no cenário nacional e internacional, colocando o Sesi no topo do basquetebol feminino. Entre 2023 e 2024, estive em dez finais, entre Sesi e Seleção Brasileira, e conquistei os dez títulos, como treinador e assistente. Conseguir isso é muito difícil, em alto nível. Realmente, foram os dois melhores anos da minha vida no basquetebol. Outro aspecto muito importante e super vitorioso: quando cheguei, em 2022, só havia a equipe adulta; não tínhamos categoria de base. Hoje, o Sesi tem todas as categorias, desde o sub-12, 13 até o adulto, além de ter iniciado o feminino em Franca, Sertãozinho e Piracicaba. Estamos falando de pelo menos 200, 300 meninas que terão a oportunidade de aprender essa modalidade maravilhosa. Por isto, meu sentimento de dever cumprido e muita alegria por ver várias atletas se sobressaindo. Precisava de um merecido descanso e estou pronto para novos desafios.

Fotos: João Marcos e Léo Teixeira / LBF

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.

Sair da versão mobile