O maestro João Carlos Martins está de volta a Araraquara. A apresentação será no próximo dia 25, uma sexta-feira, às 20h, na parte externa do Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região). A apresentação será gratuita e sem a necessidade de retirada antecipada de ingressos. É só comparecer no local no horário do evento.
Como a apresentação será em local aberto, a expectativa é de que pelo menos cinco mil pessoas compareçam e acompanhem o concerto, que terá clássicos de Beethoven, Bach, The Beatles, Queen e do compositor brasileiro Adoniran Barbosa (veja abaixo o repertório).
João Carlos Martins e parte das Bachianas também estiveram na cidade em 2017, em meio às comemorações do aniversário dos 200 anos de Araraquara. O sucesso foi tanto que a apresentação lotou o Centro Internacional de Convenção e centenas de pessoas precisaram acompanhar na parte externa, por meio de telões.
"É um momento marcante na Cultura da cidade. Sou muito grato ao Sesi e ao presidente da Fiesp, Paulo Skaf. O maestro é um dos maiores músicos em vida e tem um grande exemplo de superação pessoal", afirmou o prefeito Edinho.
O diretor do Sesi Araraquara, Alexandre Minghin, destacou que o Sesi atende a um pedido da Prefeitura. "As Bachianas estão vindo por ação do prefeito, que fez esse pedido quando Paulo Skaf veio formalizar a parceria para a equipe de basquete. Agora vem o concerto completo, com capacidade de público mais ampliada, atendendo a expectativa do público por mais acesso à música erudita", disse.
Segundo a secretária de Cultura, Teresa Telarolli, a vinda das Bachianas e do maestro não terão custos à Prefeitura, que apenas irá disponibilizar palco, som, banheiros, segurança, entre outros detalhes de infraestrutura. "Também colocaremos 2 mil cadeiras para as pessoas mais idosas se sentarem. Mas temos a expectativa de acolher muito mais gente", explica.
A apresentação
Do clássico ao rock, o repertório promete emocionar o público com a interpretação singular da filarmônica para canções de Beethoven, Bach, Mozart, Adoniran Barbosa, The Beatles e Queen. Mais do que uma apresentação, trata-se de um encontro entre os ouvintes e os músicos da orquestra. Ao longo do espetáculo, o maestro interage com a plateia e, em um momento especial, assume o piano e relembra sua trajetória como concertista.
Mantida pelo Sesi e sob a direção do maestro João Carlos Martins, a Bachiana representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. As apresentações abrangem desde o interior do Estado, periferias das grandes cidades, até renomados teatros, difundindo e valorizando a música clássica de alta qualidade técnica e artística.
João Carlos Martins é considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.
Repertório:
JOHANN SEBASTIAN BACH – Jesus Alegria dos Homens
L.V.BEETHOVEN – As Criaturas de Prometheus
LUDWIG VAN BEETHOVEN – Concerto nº 5 "Imperador" (2º mov)
LUDWIG VAN BEETHOVEN – Sinfonia nº 5 (4º mov)
W.A.MOZART – Concerto para Piano nº 21 (2º mov)
THE BEATLES – Yesterday
FREDDIE MERCURY – Love of my life
ENNIO MORRICONE – A Missão / Cine Paradiso
ASTOR PIAZZOLA – Libertango
ADONIRAN BARBOSA – Trem das Onze
Serviço:
Bachiana Filarmônica do Sesi, com regência de João Carlos Martins
Data: 25 de maio (uma sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Área externa do Cear, em frente ao Centro Internacional de Convenção (Rua Ivo Magnani, 430)
Gratuito (não é necessária retirada de ingressos antecipadamente)