InícioEntretenimentoJornalista é homenageado pelo dia Mundial do Livro

Jornalista é homenageado pelo dia Mundial do Livro

José Carlos Magdalena participou de bate-papo com estudantes no SESI Araraquara

Âncora do Jornal da Morada, da Rádio Morada AM/FM, o jornalista José Carlos Magdalena foi homenageado pelo SESI Araraquara em comemoração ao Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril.

A indicação do jornalista foi feita por próprios alunos e pelo corpo docente da unidade, que presta o culto à pessoa humana como forma de reconhecer profissionais de destaque em sua área de atuação.

Recebido pelos alunos do ensino médio, Magdalena falou sobre sua infância em Araraquara e como o contato precoce com a leitura o ajudou a encontrar uma profissão. “Frustradas as tentativas de me tornar jogador de futebol, ainda na pré-adolescência, fui trabalhar na oficina da fábrica Lupo. Foi nesse período que tive contato com a leitura. A leitura me fisgou de tal forma que redirecionei meus objetivos profissionais a partir dela”, contou.

Por causa da paixão pela leitura, José Carlos Magdalena teve o primeiro contato com o jornalismo em São Paulo, no final dos anos 60. Somente após passagens por jornais da capital e do interior, é que  jornalista se aventurou no rádio, de onde nunca mais saiu. “Quando eu comecei a fazer radiojornalismo, os programas ainda eram bastante engessados, apresentados de modo sisudo e com voz empostada. Para encontrar o meu espaço, resolvi dar voz ao povo e diagramar o programa de baixo pra cima, a partir dos problemas da cidade, dando espaço para ouvir a população”, relembra.

O formato fez história e ajudou a reinventar o rádio e democratizar a informação após os anos de chumbo da ditadura militar. O Jornal da Morada, criado e apresentado por ele, segue no ar como líder em audiência na região. Além do jornalismo, Magdalena também trilhou carreira como escritor. Ele é autor de três obras: Um Século de Silêncio (finalista do prêmio Jabuti), um Rádio no Porão e Bandoleira (indicado ao selo Biblioteca Escola). Exemplares do livro foram doados à biblioteca da escola.  

Ao final, o jornalista deixou um recado aos alunos: “Leiam, leiam e leiam. A leitura salva e com ela se constrói um país melhor”. Após a homenagem, alunos, funcionários e demais presentes puderam tirar fotos e conversar com o escritor.

 

Sair da versão mobile