Os aparelhos celulares são os líderes de queixas de roubo e furto em Araraquara – situação que se repete em praticamente todo o Estado de São Paulo – um tipo inusitado de modalidade cresce na preferência dos criminosos: o furto de plantas.
Em Araraquara, um morador do Jardim Maggiore, na região do Imperador, próximo a Igreja Sagrada Família, enfrentou a situação por duas vezes num período de 14 dias entre a primeira e a segunda ação.
Os crimes foram registrados pela câmera de vizinhos. O mais curioso é que, aparentemente, os autores são diferentes. O primeiro caso foi registrado por volta das 6h30 do dia 3 de agosto. As imagens revelam um veículo UNO estacionando próximo à residência. Um homem desce do carro, circula pela calçada disfarçando o objetivo e arranca com um puxão uma muda plantada na saída da garagem. Em seguida, ele corre até o carro e deixa o local.
O segundo furto acontece exatamente duas semanas depois do primeiro, porém em plena luz do dia, por volta das 15h20. A ação é mais demorada e um pouco mais ousada.
O autor chega ao local em um carro Palio, que estaciona numa rua defronte a residência, mas fora do foco da câmera. Em seguida, um homem vestindo uma blusa vermelha faz uma primeira tentativa de aproximação, mas a circulação de veículos na rua o obriga a disfarçar. Na primeira oportunidade, ele arranca duas mudas de plantas e corre em direção ao veículo. Em seguida, ele repete a cena: arranca outras mudas, atravessa a rua correndo e deixa o local.
Veja as imagens abaixo: