O prefeito Lapena assinou nesta quinta-feira (10) um Decreto que amplia o protocolo de pré-natal na rede pública de saúde de Araraquara. A principal novidade é a inclusão do exame de ultrassom morfológico fetal, que passa a ser oferecido gratuitamente pelo SUS.
A decisão foi anunciada por meio de vídeo nas redes sociais ao lado de vereadores da base governista, dois dias após a Câmara Municipal rejeitar uma proposta semelhante apresentada pela vereadora Fabi Virgílio (PT).
Segundo o prefeito, os exames serão realizados na Maternidade Gota de Leite e nas unidades da rede municipal. “Estamos garantindo mais segurança, diagnóstico precoce e cuidado com as mamães e seus bebês”, afirmou Lapena.
Nos bastidores da Câmara, a análise é que faltou construção política por parte da vereadora autora do projeto. Uma fonte ressaltou também para o Portal Morada a possibilidade de vício de inconstitucionalidade da matéria, que pode exigir do município a ampliação de sua estrutura para atender um número maior de exames, gerando um custo para a administração pública.
“Diálogo acima de tudo! Muitos que defendem a democracia não tem a humilde de dialogar com o executivo para defender os projetos. Que a base sempre tenha essas iniciativas”, disse o líder de governo na Câmara, Michel Kary.
O ultrassom morfológico é um exame essencial para avaliar o desenvolvimento do feto e identificar possíveis malformações.