InícioEsporte'Lei do ex' assombra a Ferroviária

‘Lei do ex’ assombra a Ferroviária

Os torcedores mais fanáticos por futebol costumam dizer que a única lei que funciona de verdade no Brasil é a 'lei do ex'. O termo é amplamente utilizado pela mídia futebolística para se referir ao momento em que um jogador marca um gol em seu ex-clube. Cada torcedor tem a sua maneira de refletir se essa 'lei' pode ou não ser levada a sério, mas o fato é que ela tem sido implacável com a Ferroviária em seu histórico recente, tanto no que diz respeito ao time masculino quanto ao feminino. 

Nos últimos cinco jogos em que atuou pelo Paulistão, a Locomotiva sofreu quatro gols de atletas com passagens pelo clube. A marca teve início no dia 17 de abril, quando a Ferroviária perdeu para o Novorizontino por 3 a 1 com dois gols marcados por Danielzinho, meia que vestiu a camisa grená em 2016. Na sequência, o time entrou em campo contra Guarani (derrota por 2 a 1 em 20 de abril) e Red Bull Bragantino (empate por 0 a 0 em 25 de abril), em partidas onde a 'lei do ex' deu uma trégua.

Mas a Ferroviária voltou a sofrer com a sina em seus últimos dois jogos. No dia 29 de abril, em compromisso que marcou a estreia do técnico Elano, a Locomotiva empatou por 2 a 2 com o Santo André na Fonte Luminosa, onde o gol de empate do time visitante saiu dos pés de Caio Rangel, atacante que defendeu a agremiação araraquarense na temporada passada. 

Em sua última atuação, contra o Mirassol fora de casa na última segunda-feira, 3 de maio, a Ferroviária voltou a vencer após quatro jogos com o triunfo por 3 a 1, porém não deixou de provar a 'lei do ex', presente no gol marcado por Diego Gonçalves, que atuou pelo clube de Araraquara em 2019.

Cuidado com o Branquinho!

Restam agora duas rodadas para a Ferroviária encerrar a primeira fase do Paulistão 2021 e o time tem a chance de carimbar sua classificação antecipada para as quartas de final se vencer seu próximo jogo. O time volta a entrar em ação nesta quinta-feira (6), às 22h15, quando receberá o Ituano na Fonte Luminosa. 

E é bom Elano tomar cuidado, já que o elenco adversário é composto por três jogadores que já vestiram a camisa grená: o volante Tarik, que atuou pelo clube na Copa Paulista de 2014, e dois atacantes que jogaram pela Locomotiva em 2020: Fernandinho e Branquinho. O último gera maior preocupação, já que conta com o histórico de já ter marcado gol contra a Ferroviária, antes de defender o clube. No Paulistão do ano passado, quando atuava pelo Santo André, marcou um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre a Locomotiva no ABC. 

No caso do Ituano, o torcedor afeano não pode sequer torcer para a 'lei do ex' agir a seu favor, já que o time grená não tem nenhum jogador, entre aqueles que tem atuado, que já tenha defendido o Galo de Itu. 

Feminino também é vítima

Outro dado curioso é que não é apenas o time masculino que tem experimentado a 'lei do ex' em seus jogos recentes. Em cinco rodadas disputadas até agora pelo Brasileirão Feminino, as Guerreiras Grenás sofreram três gols de atletas que já defenderam as cores do clube.

Logo na rodada de estreia, em jogo que terminou empatado por 2 a 2 com o Palmeiras no Allianz Parque, o time alviverde teve um de seus gols anotado por Chu, atacante com duas passagens pela Ferroviária (2010 e 2020). Na terceira rodada, o time de Araraquara superou em casa o Real Brasília por 3 a 1, porém viu o adversário estufar a rede com Tábatha, destaque do time grená na conquista da Libertadores Feminina de 2015. Na última rodada do Brasileirão Feminino, as Guerreiras Grenás foram derrotadas por 3 a 1 pelo Internacional no Beira Rio, em Porto Alegre-RS, e um dos gols do time gaúcho foi marcado por Rafa Travalão, que teve duas passagens pela Ferroviária (2014 e posteriormente de 2017 a 2019). 

Assim, coincidência ou não, é bom a Ferroviária abrir o olho para não ser novamente condenada por essa temida 'lei' do futebol.

 

JOGOS COM 'LEI DO EX' CONTRA A FERROVIÁRIA

PAULISTÃO

17 de abril 
Novorizontino 3 x 1 Ferroviária
(Dois gols de Danielzinho para o Novorizontino)

29 de abril
Ferroviária 2 x 2 Santo André 
(Um gol de Caio Rangel para o Santo André)

3 de maio 
Mirassol 1 x 3 Ferroviária
(Um gol de Diego Gonçalves para o Mirassol)

BRASILEIRÃO FEMININO

18 de abril
Palmeiras 2 x 2 Ferroviária
(Um gol de Chu para o Palmeiras)

25 de abril
Ferroviária 3 x 1 Real Brasília
(Um gol de Tábatha para o Real Brasília)

1º de maio
Internacional-RS x Ferroviária
(Um gol de Rafaela Travalão para o Internacional)

 

 

 

Sair da versão mobile