“O Esplendor Desacorrentado” é o nome do livro que traz poesias de Wallace Leal Valentin Rodrigues e será lançado nesta quinta-feira (21), às 17h30, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.
Com 50 páginas, o livro “O Esplendor Desacorrentado” foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, com verba oriunda de emenda parlamentar do deputado Paulo Teixeira, mediada pela vereadora Fabi Virgílio.
O capixaba Wallace Leal escolheu Araraquara como sua terra desde muito jovem, sempre mostrando sua vocação para as artes. Escritor, poeta, tradutor, jornalista, ator, diretor de teatro e cinema, produtor e roteirista: muitas eram as suas aptidões. Com uma produção artística expressiva, principalmente a partir da década de 50, Wallace deixou marcas importantes na cena cultural de Araraquara, como o Teatro Experimental de Comédia de Araraquara (TECA) e o longa-metragem “Santo Antônio e a Vaca”.
Foram inúmeras produções, além das artes cênicas e audiovisuais. Seus textos e poesias traduziam suas emoções e percepções. De alma sensível, foi tocado pelo espiritismo e se destacou também na literatura espírita, com dezenas de livros de sua própria autoria e outros que ele traduziu e organizou. Aos 62 anos, Wallace teve seu estado de saúde comprometido e faleceu no dia 13 de setembro de 1988.
A secretária de Cultura, Teresa Telarolli, lembra que Wallace participou ativamente da cena cultural da Araraquara de meados do século passado. “Contemporâneo de outros nomes que ganharam projeção nacional, Wallace é lembrado pela sua produção no áudio visual e pelo seu pioneirismo e ousadia que resultaram em filmes que marcaram a história da cidade”, conta. “Discreto e exigente consigo mesmo, Wallace não tornou públicos os seus poemas, que agora temos o prazer de apresentar”, revela a secretária.
A coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Adriana Galvão Medina, revela que as “20 poesias, escritas por Wallace Leal, vêm à público para comemorar os 100 anos de seu nascimento, em dezembro de 2024.” De acordo com a coordenadora, as poesias foram escritas entre 1960/61. “Além das poesias, o livro conta com seu texto ao receber o título de cidadão araraquarense, em 1979. Essa homenagem deve ter sido de grande importância para ele, se trata de uma linda declaração de amor à Araraquara, cidade escolhida por ele e por toda a família.”
Vale lembrar que, neste ano, foi lançado o documentário “Wallace Leal – Poderes do Espírito” – uma obra rica em detalhes, oferecendo uma visão abrangente sobre a vida e obra de Wallace, com direção de Zé Henrique Martiniano e Márcia Tamia.
A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.
SERVIÇO:
Lançamento do livro “O Esplendor Desacorrentado”, de Wallace Leal Valentin Rodrigues
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – centro)
Data: quinta-feira (21 de novembro)
Horário: 17h30
Grátis
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.