InícioCultura+CulturaLivro sobre a escravização araraquarense será lançado em Brasília

Livro sobre a escravização araraquarense será lançado em Brasília

Evento será realizado nesta sexta, dia 31, a partir das 10h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados

O livro “A História Comprovada: fatos reais e as dores da escravização araraquarense”, lançado no mês de março, em Araraquara, começa a circular em escala nacional. Dessa vez, a obra, que recupera mais de 500 páginas digitalizadas de escrituras de compra e venda de escravizados em Araraquara no final do século 19, entre 1874 e 1887, será lançada em Brasília, nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, a partir das 10h. O evento ocorre no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

O projeto foi realizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, e pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Araraquara – 5ª Subseção, com o apoio do Sesc, do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB) da Uniara e da Academia Araraquarense de Letras.

A publicação também traz transcrições de documentos manuscritos à época e conta com prefácios de instituições e pessoas comprometidas com o combate ao racismo.

A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, destaca que o lançamento do livro é importante não só para Araraquara, mas para o mundo. “É uma oportunidade ímpar para que historiadores, pesquisadores e principalmente a população negra se inteire ainda mais de como se deu um dos crimes mais perversos e desumanos que perdurou por 388 anos em nosso país. As escrituras nos mostram relatos dolorosos, porém necessários de serem expostos para que nunca mais paire a dúvida sobre a resistência, a bravura e resiliência dos construtores do Brasil”, explica Alessandra.

“A obra aborda as escrituras de registro de compra e venda de escravizados. Na época, eles eram registrados com matrícula, como uma casa, uma propriedade, o que é um absurdo. Conseguimos trazer esses documentos e, agora, estamos torando isso público. Como coordenador do NEAB, considero isso um marco histórico e algo inédito na história brasileira. Araraquara sai na frente com essa obra. Para mim, isso é importantíssimo”, diz Edmundo Alves de Oliveira, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB, da Uniara, salientando que o lançamento no Distrito Federal “é uma forma de divulgação agora em escala nacional”.

“Na Câmara dos Deputados, conseguiremos fazer com que esse livro tenha um espaço maior de divulgação. Esse tipo de acolhimento pela Câmara mostra como esse tema é importante”, completa Oliveira.

A publicação, que pode ser acessada e baixada gratuitamente pelo link https://bit.ly/3TRlfo5.

Redação

Sair da versão mobile