InícioEsporteArtes marciaisLutadora araraquarense estreia no UFC

Lutadora araraquarense estreia no UFC

Lívia Renata Souza enfrenta a australiana Alex Chambers neste sábado em São Paulo

Enfim, chegou o dia de Lívia Renata Souza estrear no Ultimate Fighting Championship (UFC)! A lutadora araraquarense de 27 anos enfrentará a australiana Alex Chambers, de 39, pelo peso palha do UFC São Paulo, que será realizado na noite deste sábado, 22 de setembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

A estreia de Livinha na maior organização de MMA do mundo já era para ter ocorrido em fevereiro deste ano, quando enfrentaria a mexicana Jessica Aguilar, porém uma fratura na mão às vésperas da luta impediu sua participação no evento. 

Lívia se recuperou, focou na nova adversária e agora chega confiante ao confronto. “A expectativa é a melhor possível e eu planejo acabar com essa luta no primeiro round. Estou bem treinada para isso e esse é o plano”, cravou a atleta.

A lutadora da equipe Team Máximo destacou a qualidade de sua preparação e espera colocar em prática o planejamento feito em torno do combate. “Foi minha melhor preparação, fiz minha melhor dieta, estou no auge da minha carreira e tenho certeza de que farei minha melhor apresentação até hoje”, assegura.

Histórico de respeito

Apesar de ser seu primeiro compromisso no UFC, Lívia entrará no octógono gabaritada por um desempenho brilhante em sua carreira no MMA. 

A araraquarense que ingressou nas artes marciais ainda na infância pelo judô, construiu sua carreira degrau por degrau ao migrar para o jiu-jitsu e depois passando pelo muay thai, antes de decidir partir definitivamente para o MMA. Desde então foram 12 lutas, com 11 vitórias e uma derrota por pontos que foi considerada controversa pela atleta.

Lívia se destacou no Invicta FC, maior competição de MMA feminino do mundo. Nos Estados Unidos, ela foi campeã do Invicta em 2015, quando superou a finlandesa Katja Kankaanpaa por finalização. Em sua primeira defesa de cinturão, Lívia bateu DeAnna Bennett, mas na luta seguinte foi superada por Angela Hill em uma decisão polêmica da arbitragem e sofreu sua única derrota na carreira. Em seu penúltimo desafio, a araraquarense nocauteou em pouco mais de um minuto de luta a ex-campeã do peso-átomo (até 48kg), a japonesa Ayaka Hamasaki.

Superação e vitória

Em agosto do ano passado, Lívia foi surpreendida com a notícia de um acidente de trânsito que resultou no falecimento de seu pai, Aparecido Luiz de Oliveira Souza. 

Lívia se apegou aos treinos e deu um show de superação ao lutar apenas duas semanas após a tragédia, em sua última luta pelo Invicta FC. Após três rounds equilibrados, venceu a também brasileira Janaisa Morandin por decisão unânime da arbitragem. Em outubro, ela realizou seu sonho ao ser anunciada como lutadora do UFC. 

Adversária experiente

Alex Chambers realizou até o momento nove lutas de MMA, onde somou cinco vitórias e quatro derrotas. No UFC, a australiana acumulou três derrotas em quatro lutas e vem de duas derrotas seguidas para Paige VanZant e Nadia Kassem. Para ela, o combate deste sábado é a chance de dar a volta por cima na modalidade.

Estreia em casa

O UFC São Paulo contará com uma grande quantidade de amigos de Lívia na plateia, além de muitos outros que a acompanharão pela televisão. A lutadora vê como um fator positivo poder estrear no Brasil e descarta qualquer tipo de ansiedade. “Lutar no Brasil e principalmente no Ibirapuera, que é um lugar onde tive grandes conquistas no judô e no jiu-jitsu, é a melhor coisa que poderia me acontecer. Avalio como um fator positivíssimo lutar diante do meu povo. Muitos amigos meus vão até lá para me ver lutar e jamais vou ter ansiedade. Fiz isso a vida inteira, nasci para isso e estou preparadíssima”, completa a lutadora. 

 

CARD COMPLETO

UFC São Paulo – 22 de setembro de 2018

CARD PRELIMINAR – 19h45
Peso-leve: Charles do Bronx x Christos Giagos
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Evan Dunham
Peso-meio-pesado: Luis Henrique KLB x Ryan Spann
Peso-pesado: Augusto Sakai x Chase Sherman
Peso-meio-médio: Serginho Moraes x Ben Saunders
Peso-mosca: Mayra Sheetara x Gillian Robertson
Peso-médio: Thales Leites x Hector Lombard
Peso-meio-médio: Elizeu Capoeira x Luigi Vendramini
Peso-palha: Lívia Renata Souza x Alex Chambers

CARD PRINCIPAL – 23h30
Peso-meio-pesado: Thiago Marreta x Eryk Anders
Peso-meio-médio: Alex Cowboy x Carlo Pedersoli
Peso-meio-pesado: Rogério Minotouro x Sam Alvey
Peso-galo: Renan Barão x Andre Ewell
Peso-palha: Randa Markos x Marina Rodriguez
 

 

Carlos

Sair da versão mobile