A mãe de uma bebê de 2 meses, com problemas respiratórios, registrou um boletim de ocorrência no final da tarde de quinta-feira (27) após não conseguir internação para a filha na Gota de Leite em Araraquara.
Segundo informações, a criança deu entrada na Upa Central por volta de meio-dia, onde passou por avaliação médica. Devido a gravidade do caso, um raio-x foi pedido.
Após três horas de espera, a criança foi levada para a Santa Casa, e após atendimento, a médica afirmou que a bebê precisava ser internada imediatamente, pois corria risco de vida. A mãe foi informada que não havia vaga neonatal na cidade e nem na região.
A bebê permaneceu na emergência da Santa Casa com oxigênio. Após cinco horas, a mãe acionou a polícia, e com a chegada dos policiais, ela foi informada que havia uma vaga na Gota de Leite.
Em nota, a Santa Casa informou que aceitou a paciente por volta de 13h15, e que a UPA, através da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, havia solicitado a vaga na enfermaria, pois o hospital não tem UTI Neonatal, serviço disponibilizado pela Gota de Leite. Até ás 17h30, horário em que, a pedido do pediatra da Santa Casa, foi solicitada vaga a UTI Neonatal da Gota de Leite, a bebê foi submetida a exames laboratoriais e de imagem, além de hidratação e administração de antibióticos. A paciente foi acolhida e atendida, e somente ás 21h30 a Gota de Leite informou que havia uma vaga para receber a bebê.
A criança permanece internada na Gota de Leite em estado grave e precisa de doação de sangue, de todos os tipos. Quem puder ajudar, deve comparecer ao Hemonúcleo de Araraquara e doar para Sofia Emanueli Rodrigues.
Hemonúcleo de Araraquara
Rua Expedicionários do Brasil, 1621 – Centro
Tel: 16 3301-6102
Horário de atendimento: seg a sex: 7h ás 11h30 e 14h e 16h

