InícioDestaque GeralMaio Amarelo reforça cultura de prevenção e segurança entre motoristas de transporte...

Maio Amarelo reforça cultura de prevenção e segurança entre motoristas de transporte urbano

Paraty Mobilidade aposta em treinamentos contínuos e ações educativas para reduzir riscos e engajar colaboradores

O movimento Maio Amarelo, criado em 2015, busca chamar a atenção da sociedade para o alto número de mortes e feridos no trânsito e segue mobilizando diferentes setores em todo o país. Além das campanhas públicas, empresas privadas também têm desenvolvido iniciativas próprias para contribuir com a construção de um trânsito mais seguro, por meio de ações internas de conscientização e capacitação de condutores.

Na área do transporte urbano, uma dessas ações é realizada pela Paraty Mobilidade, que mantém desde 2016 o Programa de Acidente Zero (PAZ). A iniciativa é voltada à prevenção de acidentes, orientação de motoristas e incentivo ao comportamento responsável no dia a dia da operação.

Ao longo dos anos, o programa consolidou uma rotina de treinamentos, reciclagens e campanhas educativas. Em 2024, ano passado, a empresa lançou a campanha “Alô, Motô”, que reforça o conteúdo do programa com uma comunicação mais direta e cotidiana. Os materiais incluem cartazes fixados nas garagens, vídeos curtos e mensagens informativas distribuídas por WhatsApp, com o objetivo de manter o engajamento dos motoristas de forma contínua.

“A segurança é a primeira regra do nosso procedimento. Desde a integração, quando o motorista inicia na empresa, ele já é instruído sobre a importância de evitar acidentes”, afirma Davi Dante, técnico de segurança do trabalho operacional da Paraty Mobilidade. Durante o mês de maio, as ações ganham reforço com a chegada do Maio Amarelo, que este ano tem como tema “Paz no trânsito começa por você”. Davi explica que a empresa aproveita o período para intensificar as atividades com os condutores. “Esse mês de maio estamos com treinamento com os motoristas no Sest Senat sobre distância lateral. Será no dia 12, a partir das 15h.”

Segundo ele, os treinamentos frequentes são fundamentais para evitar que o comportamento dos profissionais caia na rotina. “Treinamento com os motoristas tem que ser constante, para que saiam do automático e trabalhem com atenção redobrada. Com isso, diminuímos o risco de acidentes. E o feedback dos motoristas tem sido positivo.”

Campanha ‘Alô Motô’
Davi destaca ainda os efeitos positivos da campanha interna lançada no ano passado. “A campanha ‘Alô, Motô’ nos auxilia bastante. As informações mantêm a equipe atenta aos cuidados necessários, e a ideia é sempre focar na prevenção de acidentes.”

Para ele, o Maio Amarelo é um momento estratégico para reforçar esses princípios. “A importância do Maio Amarelo é justamente aproveitar o mês para divulgar e alertar todos da equipe sobre a prevenção de acidentes”, completa.

O envolvimento da iniciativa privada, como no caso da Paraty Mobilidade, evidencia como medidas internas também podem gerar impactos positivos. Promover uma cultura organizacional focada em segurança viária contribui não apenas para a redução de riscos, mas também para o bem-estar dos trabalhadores e da população atendida.

Sair da versão mobile