InícioNotíciasCoronavírusMais 16 casos de Covid são registrados em Araraquara

Mais 16 casos de Covid são registrados em Araraquara

Total de casos chega a 686 no município

Na manhã desta sexta-feira (19), o Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara divulgou que, de 119 amostras enviadas ao laboratório da Unesp, 16 pacientes tiveram diagnóstico positivo para Covid-19.

Araraquara tem 686 registros totais de casos de coronavírus e 8 óbitos.

Em dados divulgados na tarde de quinta-feira (18), 186 pessoas permaneciam em quarentena e 476 já haviam saído.

Nos hospitais, 12 pacientes estão internados em enfermaria e 9 estão em UTI.

 

Idosos

Os idosos, principal grupo de risco para complicações da Covid-19, representam 13% dos casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus em Araraquara. Ou seja, aproximadamente um em cada dez pacientes positivados, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica. Três dos sete óbitos registrados também foram de idosos.

Para a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, isso mostra que os idosos estão cumprindo o isolamento social e se protegendo. “É muito importante esse trabalho de conscientização dos idosos para que eles façam o isolamento social. E está dando certo”, explica.

Eliana ainda destaca que a Secretaria de Saúde e a Uniara (Universidade de Araraquara) enviam equipes médicas para atenderem os idosos com sintomas gripais em casa, evitando que esses moradores precisem deixar as residências. Para receber esse atendimento, é só entrar em contato pelo 0800 771 7723.

Idade ativa

As maiores faixas etárias com transmissão da doença estão entre 30 e 39 anos (150 casos e 23,62% do total), 20 a 29 anos (138 casos e 21,73%) e 40 a 49 anos (131 casos e 20,62%). Portanto, a faixa dos 20 aos 49 anos responde por 419 casos, com 66% (dois terços) das contaminações.

“São pessoas que estão em idade economicamente ativa e no mercado de trabalho, o que inclui os serviços essenciais, que não paralisaram desde o início da quarentena, além dos trabalhadores informais e daqueles que estão retornando gradualmente agora”, complementa Eliana.

A secretária reforça que a população jovem e adulta só deve sair de casa se for necessário. Caso resida com familiares idosos, os cuidados de higiene e de desinfecção de embalagens, sacolas, roupas e calçados deve ser redobrado para evitar a transmissão da doença.

 

Sair da versão mobile