A exposição "Tecnologia Lítica" é a novidade do MAPA – Museu de Paleontologia e Arqueologia de Araraquara, com início nesta segunda-feira, 14 de maio. Realizada pela Fundação Araporã e MAPA, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, a exposição tem entrada gratuita.
Vale destacar que "lítico" é um termo associado e relacionado à "pedra". Desta forma – por meio de textos, fotos, ilustrações e vídeos – a exposição "Tecnologia Lítica" propõe uma mostra de técnicas de lascamento de pedra para produção de artefatos e ferramentas. E tudo começa por meio da entrada dessa exposição: uma caverna que certamente vai instigar a imaginação da garotada.
É importante ressaltar que, antes de dominarem a tecnologia da agricultura, os primeiros habitantes do Brasil eram predominantemente caçadores-coletores e se tornaram exímios fabricantes de instrumentos de pedra. A pedra foi o instrumento usado para moer, bater, cortar, perfurar e talhar. A pedra, transformada pela vontade e ação do homem, constituiu o principal meio de aquisição de alimento, de procura e construção de abrigo e de outras necessidades vitais à sobrevivência dos antepassados do homem, assegurando a sua subsistência.
A pedra foi parte integrante de um sistema cultural complexo evolvendo uma tecnologia aprimorada que, hoje, permite o conhecimento da organização desses grupos que ocuparam o território em outra época. Estudar e interpretar a função dos objetos, descobrir para que serviram, as técnicas empregadas na fabricação e os diversos tipos de ferramentas criadas pelos primeiros habitantes, é um dos trabalhos do arqueólogo.
Além de pedras, esses povos utilizavam outros materiais, como madeira, fibras vegetais, couro, ossos, conchas, dentes e chifres como matéria-prima para confecção de instrumentos, mas por se tratar de matérias na sua composição orgânica, se decompunham com o tempo.
Por isso, o que predominam nas escavações arqueológicas são os objetos feitos em materiais mais resistentes, como a pedra e a cerâmica.
"Tecnologia Lítica" fica em cartaz até o final do ano, no seguinte horário: de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h30; e aos sábados, das 9h30 às 12 horas. O MAPA está localizado à Rua Voluntários da Pátria, na esquina da Avenida Portugal, no Centro da cidade.
Serviço:
Exposição "Tecnologia Lítica"
Local: MAPA (Rua Voluntários da Pátria, na esquina da Avenida Portugal – Centro)
Período: até o final do ano
Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h30; e aos sábados, das 9h30 às 12 horas
Grátis