O livro do araraquarense Marcelo Correa da Silva, "Débora Mental assim na terra como no céu", será lançado na quarta-feira, 13 de novembro, na Biblioteca Municipal Mario de Andrade, às 19 horas. O evento é aberto a todos interessados.
"Débora Mental assim na terra como no céu", produzido pela Editora Partesã, apresenta a história de uma personagem que é a personificação da debilidade mental. O tema persegue Marcelo desde a adolescência, quando começou a perceber que havia nascido em uma família de pessoas com problemas mentais – e ele lembra que "todos nascemos com problemas mentais em maior ou menor grau". Devido à curiosidade do assunto, Marcelo passou a estudar tudo que fosse alusivo ao assunto, como psicologia e temas correlatos.
O escritor conta que o trabalho com literatura, o teatro, a ficção de um modo geral, as artes, fez com que vivenciasse inúmeros personagens – entre eles a performática Carolina Jéssica, aluna de Letras bem-humorada, caricata e imprevisível. E Marcelo sentiu a necessidade de fazer da mesma uma versão mais literária, menos dramática. Foi assim que Carolina Jéssica – criada com a ajuda de Zé Pedro Antunes, professor da Unesp – ganhou o pseudônimo de "Debora Mental" e também o seu contexto: do palco para as páginas de um livro.
Quem é Débora Mental? É uma mulher que se permite encantar com as menores coisas – por outro lado, também se desencanta fácil e frequentemente conforme se desilude com as armadilhas do mundo das aparências que permeia a contemporaneidade.
Resiliente, Débora não se abala com suas frustrações no sentido de conferir um sentido à sua própria existência, seja pelo acúmulo de bens materiais e satisfação de suas vaidades ou pela experiência em superar suas frustrações das maneiras mais inusitadas que a criatividade do autor lhe consentiu.
Nesse romance episódico pode-se acompanhar essa personagem que tão bem representa os próprios sonhos e anseios procurando encontrar um sentido para suas desventuras.
Vale apontar que escrever a obra foi uma maneira de Marcelo lidar com seus fantasmas, atenuar seus temores, tirar proveito das desgraças e vivenciar o fenômeno da criação da personagem em um patamar em que a imaginação e a concentração pudessem caminhar juntas e ocupar os espaços construtiva e saudavelmente. A obra é dedicada à memória de Edite Ramos da Silva, mãe do autor e estará disponível com o valor de R$ 50.
A Biblioteca Municipal está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.
Serviço:
Lançamento do livro Débora Mental assim na terra como no céu", de Marcelo Correa da Silva
Local: Biblioteca Municipal Mario de Andrade (rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)
Data: quarta-feira (13 de novembro)
Horário: 19 horas
Entrada franca