InícioNotíciasMatão decreta fechamento do comércio por 12 dias

Matão decreta fechamento do comércio por 12 dias

Cidade registrou nesta sexta-feira (20) uma morte por suspeita de Coronavírus. Treze casos suspeitos (7 internados) estão sendo investigados

A Prefeitura de Matão baixou um Decreto determinando o fechamento do comércio por 12 dias a partir de sábado, dia 21, após um paciente morrer com sintomas de Coronavírus na manhã de sexta-feira (20). O homem de 75 anos estava internado no Hospital Carlos Fernando Malzoni e, segundo informações, tinha doença respiratória crônica e diabetes.

“O paciente saiu com o caixão lacrado e teve pouco tempo para o velório”, disse o prefeito Edinardo Esquetini, em entrevista ao jornalismo da rádio Morada do Sol, na tarde desta sexta-feira.

Por enquanto, segundos dados apresentados pelo prefeito Esquetini, Matão tem 13 casos suspeitos de COVID-19. Destes, sete pacientes estão internados na UTI – Unidade de Terapia Intensiva (3 adultos) e uma criança de 3 anos.

A partir de amanhã, apenas supermercado, padaria, farmácia, clínica médica, clínica veterinária e postos de combustíveis vão poder funcionar em Matão por um período de 12 dias. Durante esse período, uma reunião entre a Prefeitura e órgãos que representam os lojistas devem se reunir para decidir se mantém as restrições ou não.

Prefeitura proíbe o corte de água

Entre as várias medidas restrições adotadas pelo Executivo de Matão, está a proibição para o corte de água de contribuintes devedores. “Tomei essa decisão porque é contraditório fazer campanha para as pessoas lavarem as mãos, cuidar da higiene e realizar o corte de água. Essas pessoas [devedoras] geralmente são de de baixa renda, que coletam recicláveis, ficam o dia todo pela rua, não têm álcool em gel e serão as mais prejudicadas”, ressaltou o prefeito.

A proibição será um prazo de 60 dias e pode ser prorrogado. “Mas quem pode pagar a conta de água deve cumprir suas obrigações, principalmente, nesse momento”, disse Esquetini. Feiras livres também estão proibidas em Matão.

Araraquara mantém comércio aberto

Em reunião com representantes do Sincomércio, Acia, Ciesp, SinHoRes e shoppings centers na quinta-feira (19) o Prefeito Edinho Silva decidiu manter o comércio funcionando em Araraquara, que registrou 12 casos suspeitos de Coronavírus até agora. Destes, cinco foram descartados e sete aguardam resultado do Instituto Adolfo Lutz.

Matão registrou uma morte por suspeita de Coronavírus

 

Sair da versão mobile