InícioEsporteMédico da Ferroviária explica protocolo seguido pelo clube

Médico da Ferroviária explica protocolo seguido pelo clube

Dr. Daniel Felício analisou medidas propostas para o retorno do futebol

Assim como ocorre desde o início da pandemia da Covid-19, a Ferroviária segue um rígido controle para combater a disseminação do coronavírus. Na última quarta-feira, 31 de março, todos os testes RT-PCR para Covid-19 realizados em atletas e funcionários resultaram em negativo. O Dr. Daniel Felício, responsável pelo Departamento Médico do clube, participou na última semana de uma reunião com a Federação Paulista de Futebol e com os médicos dos 16 times da Série A1, que concordaram com o endurecimento do protocolo de saúde já existente, o que contribuiria para o controle e prevenção do agravamento da pandemia e consequentemente possibilitaria o retorno do futebol no estado.

O médico explicou como funciona a proposta que visa a retomada do Paulistão de uma forma segura para todos os profissionais envolvidos. "Com as adaptações discutidas e definidas em nossa última reunião, ficou acordado em realizar uma bolha like, que seria um ambiente controlado onde todos os atletas seriam monitorados e rigorosamente testados. Esses testes seriam realizados antes e após as partidas, com intervalo de 72 horas. Além disso, todos os colaboradores que participariam direta e indiretamente desse retorno ao futebol seriam testados diariamente, além de todas as medidas de ação implantadas no clube, como resposta do questionário epidemiológico e aferição diária da temperatura corporal", destacou, em entrevista ao perfil do clube no Facebook. 

Felício acredita que, com esse protocolo mais rígido, será possível o futebol contribuir com o controle e a prevenção do agravamento da pandemia. "A Ferroviária concorda com o retorno ao futebol desde que todos os pontos acordados sejam rigorosamente cumpridos junto à Federação Paulista de Futebol", acrescentou. 

 

Mais de 500 testes em três meses

Segundo ele, mesmo antes da proposta de endurecer o protocolo, o clube já redobrava seus cuidados na prevenção à contaminação entre seus funcionários. "Desde o início da pandemia, a Ferroviária realizou inúmeros testes de Covid-19 entre atletas, comissão técnica, staff, funcionários e colaboradores, sendo que em 2021, somente com o Campeonato Paulista masculino e a Copa Libertadores Feminina, já foram realizados cerca de 500 testes, onde houve uma taxa de contaminados por volta de 1,5%", salientou. 

O Dr. Daniel Felício afirmou ainda que as atividades das categorias de base do clube também estão suspensas e a grande maioria dos funcionários está trabalhando em casa no sistema de home-office, conforme o protocolo do clube. "Reforço que todas as atividades realizadas no clube seguem rigorosamente o protocolo no intuito de zelar pela saude de todos os envolidos no retorno do futebol nesse momento difícil que vivemos no nosso país", concluiu o médico.

Situação no campeonato

Fora de atividade desde o dia 14 de março, quando perdeu para o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque pela 4ª rodada do Paulistão, a Ferroviária segue sua preparação em Araraquara.

Com 7 pontos (duas vitórias, um empate e uma derrota), a equipe do técnico Pintado divide a liderança do Grupo B com o São Paulo, que tem a mesma pontuação, porém com três gols a mais de saldo. Na sequência estão Ponte Preta (4 pontos) e São Bento (2). 

O próximo jogo da Locomotiva seria contra o Guarani, na Fonte Luminosa, pela quinta rodada, em partida que ainda não tem data para acontecer.

Sair da versão mobile