InícioNotíciasMédico do SAMU é denunciado por omissão de socorro

Médico do SAMU é denunciado por omissão de socorro

Denunciante trabalha no SAMU e foi orientada pelo Médico Coordenador

Na tarde desta terça-feira (16), foi registrado na Polícia Civil de Araraquara um boletim de ocorrência de omissão de socorro contra um médico regular do SAMU.

Segundo informações, a atendente do SAMU recebeu uma ligação solicitando a remoção de urgência de um idoso com AVC (Acidente Vascular Cerebral), da UPA Vila Xavier para a Santa Casa. Como o médico regulador estava em um atendimento de emergência na viatura avançada e não podia autorizar a transferência, o médico regulador substituto foi acionado para atender a ligação da enfermeira da UPA da Vila Xavier e a resposta que a atendente recebeu, é que não atenderia, pois não era a sua vez.

O terceiro médico da unidade foi acionado, mas estava impossibilitado de atender e a enfermeira chefe foi informada do caso e da urgência orientando a atendente do SAMU a acionar o médico substituto pela segunda vez, o que foi feito pelo sistema de autofalantes da base da unidade de emergências.

Como o médio não respondeu o chamado pela segunda vez, o coordenador do SAMU foi comunicado. Os casos de emergência que já se acumulavam foram atendidos e o coordenador orientou a atendente a registrar um boletim de ocorrência de omissão de socorro para as devidas providências.

Na delegacia o boletim de ocorrência foi elaborado e o caso será investigado pela Polícia Civil. A prefeitura de Araraquara será notificada sobre o caso.

 

Sair da versão mobile